Nesta segunda-feira (14), o BTG Pactual, considerado o sexto maior banco varejista, anunciou o lançamento de sua plataforma digital de banco de varejo destinadas a pessoas físicas e pequenas e médias empresas.

publicidade
BTG lança banco digital com foco em pessoas e pequenos negócios
BTG lança banco digital com foco em pessoas e pequenos negócios (Foto:Google)
publicidade

O banco de varejo está disponível apenas para pessoas que já são clientes da plataforma de investimentos BTG Digital e a previsão é que a esteja disponível para o mercado apenas em janeiro de 2021.

A entrada nesse segmento estava planejada para o primeiro semestre de 2020, porém por causa da pandemia do novo coronavírus seu lançamento foi adiado.

O banco está oferecendo o serviço de conta corrente digital, com cartões de crédito, débito e produtos financeiros como por exemplo,o crédito imobiliário, seguros e investimentos. Desde abril deste ano, ele está sendo testado por funcionários da instituição e de empresas parceiras.

A taxa de manutenção de contas e a anuidade dos cartões não serão cobradas pelo banco. O usuário da plataforma de varejo terá a possibilidade de creditar diretamente seus pontos nos programas de fidelidade do banco em milhas de companhias aéreas. A transformação da pontuação em dinheiro com o objetivo de aplicar em um fundo do próprio banco é uma possibilidade.

“É um programa de fidelidade aberto. O cliente pode pontuar milhas diretamente na companhia aérea que ele gosta, ou ter cashback. Não tem pontuação em um programa BTG [intermediário], com pedágios” conta Rodrigo Cury, sócio do banco e diretor do BTG.

No cartão black, 1% dos gastos podem ser revertidos em investimento no fundo. No cartão platinum, a taxa é de 0,75%, de acordo com Rodrigo Cury.

Foi criada também uma plataforma destinada a pequenas e médias empresas que proporciona por exemplo, a aceitação de crédito no mesmo por vias digitais, sem precisar do envio de documentos físicos.

“Depois de 37 anos, finalmente estamos lançando nossa plataforma bancárias completa e entrando no varejo”, afirma Robert Sallouti, CEO do BTG Pactual, em teleconferência sobre a notícia. “Esses são dois mercados carentes de competição e de novas ofertas.”

Atualmente o banco conta com 5.300 clientes menores e um portfólio de crédito de R$4,9 bilhões. Ele também passou a oferecer para seus clientes serviços bancários como transferências e pagamentos de salários.

Giovanna Freitas é graduanda na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), atualmente é redatora do portal FDR produzindo pautas sobre finanças.