A busca por uma vaga de emprego envolve a realização de um bom currículo profissional. Porém, diante das incertezas no cenário atual do mercado, muitos candidatos sem experiência profissional enfrentam dificuldades na hora de se candidatar a vaga. Sabendo disso, então como montar um bom currículo?.

publicidade
Dicas importantes para você montar seu currículo SEM experiência profissional
Dicas importantes para você montar seu currículo SEM experiência profissional (Imagem: reprodução Google)
publicidade

É preciso passar uma visão positiva logo de primeira com o seu currículo profissional. A boa imagem vai além da experiência profissional e formações.

Saber organizar as informações pessoais no documento é um critério importante a ser levado em consideração. 

Como montar um currículo? 

É preciso levar em consideração alguns pontos importantes que devem estar presentes no documento. Confira a seguir: 

  • Dados pessoais;
  • Objetivo;
  • Formação;
  • Idiomas;
  • Qualificações; 
  • Experiências profissionais; 
  • Atividades complementares. 

A partir disso é possível observar que o currículo não se resume apenas às experiências profissionais. Há todo um conjunto que se somam para agregar ao documento. 

Quando não há experiência para a vaga a qual será aplicada, é preciso enfatizar quais qualificações você tem para se candidatar a vaga. Seja a formação do ensino médio, ensino técnico ou superior.

Todas as informações relacionadas aos estudos devem dispostas para que a empresa te avalie com competência para assumir o cargo. 

Um ponto extra no currículo é a formação em idiomas de língua estrangeira. O inglês e o espanhol são os idiomas mais comuns presentes nos currículos pelo Brasil. 

Caso não tenha oportunidade de pagar por aulas de idiomas, há diversas opções na internet que podem ser úteis. Aplicativo de ensino de línguas, videoaulas no Youtube, por exemplo, são os caminho mais comuns. 

Suas atividades complementares podem citar prêmios, reconhecimentos, trabalhados voluntários ou quaisquer coisas que moldem a sua imagem para o recrutador. 

O visual do seu currículo deve ser legível e bem apresentado. Algumas ferramentas de edição online podem ajudar e até mesmo fornecem modelos de currículos onde você só preenche suas informações pessoais. 

Nas plataformas como Canva ou até mesmo no Word, você consegue encontrar diferente tipos de currículo e pode variar de acordo com o seu perfil. O importante é evidenciar que as informações textuais fiquem precisas para o recrutador. 

Para finalizar, em algumas vagas é interessante fornecer número de WhatsApp e e-mail para que a empresa realize o contato. O uso de fotos no currículo somente é necessário caso a empresa exija no perfil da vaga.   

Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto