As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão fechadas devido a pandemia de coronavírus. Com isso, alguns serviços passaram a ser realizados exclusivamente pela internet. Os segurados do Instituto tem diversas opções de serviços online, inclusive o resultado da perícia médica.
Para acessar o resultado, é necessário entrar no portal do INSS nesse site e clicar em “Acompanhar pedido” ou “Resultado”. Feito isso, em seguida basta fazer o login no sistema e visualizar os dados do processo.
O resultado também pode ser conferido no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após realizar o download do app, basta fazer o login com as informações de acesso e selecionar a parte reservada a perícia médica.
O que é preciso para a perícia médica do INSS online?
A perícia online é a avaliação realizada a distância entre o servidor do INSS e o segurado. Ao invés de procurar uma agência do INSS, o segurado deve seguir as orientações repassadas pelo próprio Instituto para análise e conclusão do processo.
Segundo o INSS, o agendamento pode ser realizado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Um dos passos importantes é enviar todos os documentos de forma legível. Além disso, é necessário que o documento não tenha rasuras e possua a assinatura de um médico com o registro atualizado no conselho da classe.
O documento precisa ter também a doença ou o CID indicado, e o prazo para afastamento do segurado.
Se todas as exigências forem cumpridas, o beneficiário receberá o valor de um salário mínimo mensal (R$ 1.045), durante até três meses, nesse caso como antecipação do benefício.
Veja abaixo o passo a passo para o envio do atestado médico
- O primeiro passo é acessar o Meu INSS (gov.br/meuinss) ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”;
- Em seguida, selecione a opção “Perícia Inicial” e, depois, clique em “Selecionar”.
- Na tela seguinte, responda a pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.
- Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.
- Na parte “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento, conforme mostrado na figura abaixo.
- Na tela que se abre, clique em “Anexar”.
- Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.
- Agora, selecione a agência desejada e clique em “Avançar”. Essa será a agência onde o benefício será mantido. A Previdência ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.
- Quase no fim, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
- Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular. Pronto, seu atestado foi enviado e basta aguardar um retorno.