Como saber que o FGTS foi liberado? Confira opções para consultar

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Emergencial é um benefício do governo federal, pago pela Caixa Econômica, aos trabalhadores que possuem conta ativa ou inativa do FGTS, com saldo. O benefício é de R$ 1.045,00 por trabalhador, e há algumas opções para àqueles que desejam consultar o valor. 

FGTS de R$1.045 está garantido mesmo com fim da medida que o criou
Como saber que o FGTS foi liberado? Confira opções para consultar (Imagem: Reprodução Google)

Sendo assim, uma das maneiras para realizar a consulta do benefício é baixando aplicativo do FGTS. O APP FGTS está disponível gratuitamente para aparelhos com sistema android. Por lá, aliás, é possível fazer solicitação de saque, upload de documentos e indicar uma conta de qualquer banco para receber o valor.

Além disso, uma segunda opção para consulta do benefício é o site fgts.caixa.gov.br onde é possível se informar sobre a consulta do FGTS parcelado, consultar a data do valor e saque do FGTS Emergencial e, também, o saque-aniversário. 

Ademais, também existem outras duas opções de consulta do benefício. Uma dessas é ligando para a central telefônica da Caixa, no número 111, e digitando opção 2. Por último, há também o Internet Banking

Nesse sentido, para saber quando será debitado o valor em conta, bem como ficar por dentro das datas da liberação para saque ou transferência, o beneficiário precisa consultar também o calendário de pagamentos da Caixa Econômica (veja no fim na matéria).

Como é realizado o pagamento do benefício?

Os trabalhadores com direito ao FGTS emergencial recebem o valor exclusivamente na Poupança Social Digital, em uma conta que é aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal. No primeiro momento, apenas é possível utilizar o crédito para realização de pagamentos e compras com o cartão de débito virtual. 

Em seguida, conforme data estabelecida no calendário de pagamentos do banco, é que o beneficiário poderá fazer o saque em espécie ou transferência do valor, em terminais de autoatendimento da Caixa e, também, em casas lotéricas. Desse modo, aliás, é possível fazer as transações sem nenhum tipo de custo. 

Inclusive, os beneficiários do FGTS Emergencial tem o prazo de até o dia 31 de dezembro de 2020 para realizarem o saque do valor.

Calendário de pagamento do FGTS Emergencial

Mês de nascimento Crédito em conta Data para saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 06 de julho 08 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 05 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 03 de agosto 03 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 08 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro