Para facilitar a vida do trabalhador, a Caixa Econômica criou o aplicativo Caixa Trabalhador. Com ele, é possível acessar diversos serviços como a consulta do saldo de seguro-desemprego e PIS, por exemplo. 

publicidade
Caixa Trabalhador: Acesse seguro-desemprego e PIS em um único aplicativo
Caixa Trabalhador: Acesse seguro-desemprego e PIS em um único aplicativo (Imagem: arquivo FDR)
publicidade

Por meio do aplicativo ainda é possível ver o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas, confirmar o pagamento e conferir o seu extrato. Ele está disponível para download em Android e iOS. 

O app apresenta diversas vantagens aos beneficiários dos programas da Caixa. A comodidade e tranquilidade em poder acessar todos esses serviços sem sair de casa é uma segurança para os cidadãos em tempos de pandemia. 

Quem deve usar o app Caixa Trabalhador?

Seguro-desemprego

O seguro é pago para os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa no período da crise causada pela pandemia.

As pessoas que recebem algum benefício por meio da Caixa, principalmente quem tem direito a receber o seguro-desemprego e o PIS

O valor a ser pago continuará levando em consideração a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores da dispensa do trabalhador.

A parcela liberada após 30 dias da requisição ou saque da parcela anterior. O trabalhador pode acompanhar a situação de sua parcela por meio dos canais:

  • App CAIXA Trabalhador;
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo 0800 726 0207;
  • Site do governo.

O trabalhador deve solicitar o benefício por meio do portal do governo. Criando um cadastro para acessar o serviço, informando o CPF, nome, telefone e e-mail.

PIS

O PIS é o Programa de Integração Social, voltado para atender os trabalhadores da iniciativa privada. Por meio do programa, os funcionários têm acesso a benefícios determinados por lei e ainda colaboram para o desenvolvimento das empresas do setor.

Para receber o benefício, no entanto, o trabalhador deve atender a alguns requisitos específicos definidos pelo Governo Federal. É necessário, por exemplo, estar trabalhando com carteira assinada há pelo menos cinco anos

O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento. Nesse sentido, os valores podem variar de R$ 88 a R$ 1.045. 

Confira o calendário do PIS aqui

Como usar?

  • Após baixar o aplicativo
  • O trabalhador precisa entrar com o número do seu CPF ou o número do seu NIS
  • Depois de fornecer essas informações sobre NIS ou CPF, o aplicativo já vai procurar as  informações relacionadas ao cadastro do usuário. 
  • Para ver valores é necessário cadastrar uma senha (ou entrar com a senha já cadastrada).
  • Clique em Ver os valores no banner que surge abaixo do seu nome e acima das informações sobre PIS/Abono Salarial
  • Cadastre uma senha, entre com a cadastrada, ou solicite a reconfiguração da senha.

Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto