Quem pode se inscrever para o SISU? Tire suas dúvidas!

O SISU oferece, todos os anos, vagas em diversas Universidades espalhadas pelo Brasil. São dois processos seletivos no ano. As inscrições são simples e totalmente virtuais. É a chance de o aluno usar a nota do ENEM em instituições renomadas de todo o país.

Quem pode se inscrever para o SISU? Tire suas dúvidas!
Quem pode se inscrever para o SISU? Tire suas dúvidas! (Imagem: Montagem/FDR)

Quem pode participar do SISU?

Para participar, o estudante precisa ter feito a versão mais recente do ENEM. Ou seja, para participar dos processos seletivos regulares do SISU 2020, a pessoa deve ter feito o ENEM de 2019. Também é necessário que ele não tenha zerado a redação.

A nota de corte pode me impedir de participar?

A nota de corte é um parâmetro mínimo que um aluno precisa ter alcançado no ENEM para conseguir a vaga em determinado curso.

Se você se inscrever a partir do segundo dia do prazo de inscrição, pode acontecer de perceber que sua nota não é suficiente. Isso porque a nota de corte é calculada a partir do primeiro dia de inscrição.

Para ter esse resultado, o próprio sistema tira a média entre o número de vagas disponíveis para o curso e a quantidade de inscritos. Quanto mais candidatos a um mesmo curso de uma universidade determinada, maior será a nota de corte. 

Isso significa dizer que o corte pode variar a cada curso, universidade, campus e até mesmo turno escolhido. O mínimo alcançado no Enem para tentar uma boa colocação são 500 pontos.

Existe cotas no SISU?

Sim, existem cotas no, a LEI Nº 12.711 estabelece que as Universidades deverão reservar determinada quantia de 50% das vagas para alunos cotistas e os outros 50% ficam reservados à ampla concorrência.

Quem já está cursando nível superior em instituição pública pode ingressar em outro curso pelo SISU?

A resposta é não. Se você é universitário, se inscreveu no SISU e foi selecionado, precisa escolher entre continuar o atual curso ou iniciar o novo. Caso opte pelo novo curso, antes de fazer sua matricula você precisa cancelar a matricula atual.

Isso porque a LEI Nº 12.089 é clara em proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas em instituições públicas.

No entanto, se você é formado em nível superior, já tendo concluído a graduação, pode sim participar do SISU, desde que tenha feito o último ENEM.

Estou em uma instituição particular pelo FIES e quero tentar uma vaga no SISU, posso?

Primeiro é preciso analisar o andamento do seu financiamento, pois, a depender de como esteja, você vai ter que arcar com ele sim.

A regra geral é que se o estudante cancelar o financiamento, ele deve pagar a dívida de forma proporcional. A dica é: procure informação na instituição em que estuda antes de dar qualquer passo.

Acompanhe o FDR para mais informações sobre processos seletivos, ENEM, SISU, vestibulares, entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.