INSS libera limite maior para cartão de crédito consignado

O limite do cartão de crédito para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai sofrer um aumento. Por recomendação do Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social, o limite fixo do cartão de crédito será de 1,6 vezes a renda mensal dos aposentados. Ou seja, no caso dos que ganham um salário mínimo (que atualmente está em R$ 1045), o limite do cartão de crédito será de R$ 1672.

INSS libera limite maior para cartão de crédito consignado2
INSS libera limite maior para cartão de crédito consignado (Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

De acordo com informações do INSS, durante a pandemia do novo coronavírus, tempo em que foi instaurado o estado de calamidade pública e que segue até dezembro, o instituto deve autorizar operações de empréstimo consignado com um prazo de carência de até 90 dias para o pagamento da primeira parcela.

Para ter acesso a ambos benefícios só é preciso ser cadastrado no INSS. Não precisa ir à agências ou procurar a ouvidoria, por exemplo. As duas ações são habilitadas de forma automática.

Também por causa da pandemia, o INSS decidiu, mais uma vez, adiar a reabertura das agências do país. Ou seja, os atendimentos presenciais continuam suspensos. O retorno tem nova data: dia 14 de setembro deste ano, podendo ser estendido novamente segundo análise da atual situação do vírus no país.

Enquanto isso, a alternativa é o atendimento remoto, que funciona tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível nos sistemas Android e iOs, quanto na Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h. Vale lembrar que o aplicativo Meu INSS é gratuito para todos os aparelhos telefônicos.

Além de consultar o limite, os dois meios permitem ainda acesso ao extrato, atualização de dados cadastrais, solicitação de agendamentos, cartas de concessão, agendamento de perícias, simulação de tempo de contribuições e outros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Novos usuários do aplicativo precisam saber que, ao baixá-lo, é necessário preencher o número do CPF e criar uma senha.

Em seguida, aparecerá uma tela para autenticação com imagens que buscam confirmar que o processo está sendo realizado por uma pessoa, e não por um robô – ferramenta utilizada em diversas plataformas para maior segurança dos clientes que buscam serviços que envolvem dados pessoais.

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.