INSS libera limite maior para cartão de crédito consignado

O limite do cartão de crédito para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai sofrer um aumento. Por recomendação do Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social, o limite fixo do cartão de crédito será de 1,6 vezes a renda mensal dos aposentados. Ou seja, no caso dos que ganham um salário mínimo (que atualmente está em R$ 1045), o limite do cartão de crédito será de R$ 1672.

De acordo com informações do INSS, durante a pandemia do novo coronavírus, tempo em que foi instaurado o estado de calamidade pública e que segue até dezembro, o instituto deve autorizar operações de empréstimo consignado com um prazo de carência de até 90 dias para o pagamento da primeira parcela.

Para ter acesso a ambos benefícios só é preciso ser cadastrado no INSS. Não precisa ir à agências ou procurar a ouvidoria, por exemplo. As duas ações são habilitadas de forma automática.

Também por causa da pandemia, o INSS decidiu, mais uma vez, adiar a reabertura das agências do país. Ou seja, os atendimentos presenciais continuam suspensos. O retorno tem nova data: dia 14 de setembro deste ano, podendo ser estendido novamente segundo análise da atual situação do vírus no país.

Enquanto isso, a alternativa é o atendimento remoto, que funciona tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível nos sistemas Android e iOs, quanto na Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h. Vale lembrar que o aplicativo Meu INSS é gratuito para todos os aparelhos telefônicos.

Além de consultar o limite, os dois meios permitem ainda acesso ao extrato, atualização de dados cadastrais, solicitação de agendamentos, cartas de concessão, agendamento de perícias, simulação de tempo de contribuições e outros.

Novos usuários do aplicativo precisam saber que, ao baixá-lo, é necessário preencher o número do CPF e criar uma senha.

Em seguida, aparecerá uma tela para autenticação com imagens que buscam confirmar que o processo está sendo realizado por uma pessoa, e não por um robô – ferramenta utilizada em diversas plataformas para maior segurança dos clientes que buscam serviços que envolvem dados pessoais.