INSS atenderá apenas ESTE público no retorno das agências

Aposentados e pensionistas deverão esperar mais um pouco para voltar as agências. Na última semana, o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que estará reabrindo as portas de suas unidades a partir da próxima segunda-feira (14). Será a primeira vez que o órgão voltará a funcionar depois da pandemia do novo coronavírus, e por isso estão sendo aplicadas uma série de medidas rígidas de fiscalização. Dessa forma, nem todos os segurados poderão ser contemplados. 

publicidade
INSS atenderá apenas ESTE público no retorno das agências (Imagem: Google)
INSS atenderá apenas ESTE público no retorno das agências (Imagem: Google)

Apesar de anunciar que iria reabrir suas agências, o INSS ainda deverá manter um fluxo reduzido de pessoas por unidade.

De acordo com o informe oficial, só serão aceitos os cidadãos que tiverem realizado um agendamento prévio e comprovarem não estar infectados com a covid-19.  

publicidade

Dessa forma, o número de atendimentos ainda será reduzido e os serviços digitais continuarão funcionando.

No caso daqueles que desejarem ir até uma agência, será obrigatório o agendamento no site Meu INSS e aplicativo, ou ligar no 135. 

Agendamento online e normas do novo atendimento 

A marcação de horários funcionará de forma específica mediante o serviço e localização do cidadão. O primeiro passo é se conectar em uma das plataformas do INSS.

Na sequência, será necessário informar o protocolo que deseja resolver (como pensões e aposentadorias, por exemplo) e depois informar o endereço de sua residência. 

Feito isso, a página irá mostrar qual a unidade mais perto de sua região que esteja fazendo o atendimento. É válido reforçar que nem todas as agências estarão funcionando, pois foram permitidas apenas aquelas aptas mediante as normas de proteção e segurança.  

Isso significa dizer que, pode haver um tempo maior no andamento dos serviços, pois o fluxo de demandas precisará ser reduzido para que os cidadãos sejam atendidos de forma segura.

publicidade

No caso de idosos com mais de 60 anos, será permitido o envio de um representante legal caso este esteja doente ou impossibilitado.  

Se houver a necessidade de desmarcar a solicitação, o INSS solicita que o cidadão retorne o contato com sua administração pelas plataformas digitais e transfira a data para que o dia não utilizado seja reposicionado para outra pessoa. 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.