Carros isentos de IPVA dominam a lista entre os mais procurados da internet

Carros com isenção de IPVA dominam entre os mais procurados da internet. 37,5 milhões de anúncios foram visualizados entre maio e julho de 2020. O Volkswagen Gol é o carro com dispensa do imposto mais buscado e comprado do Brasil.

Carros isentos de IPVA dominam as buscas da internet
Carros isentos de IPVA dominam as buscas da internet (Imagem: Google)

Em cada estado brasileiro, as Secretarias da Fazenda determinam como se dá a isenção do imposto. Automóveis fabricados há mais de 15 anos, pertencentes a taxistas ou pessoas com deficiências, em geral recebem a isenção. Com a pandemia, esses veículos que apresentam vantagens ganharam ainda mais destaque.

A OLX, por exemplo, registrou um aumento de 16% nas pesquisas por carros isentos. As vendas desse tipo de automóvel também aumentaram 6% em comparação com o mesmo período de 2019. Foram visualizados na plataforma 37,5 milhões de anúncios de carros com IPVA grátis.

Marcos Leite, COO da OLX Brasil conta que foram vendidos uma média de 27 mil carros com IPVA grátis, por mês, representando 18% do total de veículos negociados através da plataforma digital. Segundo ele, os modelos livres de IPVA, além de não ter a cobrança de impostos, possuem ticket médio baixo, em torno de R$ 10.400,00.

A Volkswagen ocupa a primeira colocação entre as marcas com mais visualizações e procuras na OLX. Em seguida estão a Chevrolet e a Ford. Já os marcas mais vendidas de carros com IPVA grátis foram Volkswagen, Chevrolet e Fiat. Gol, Corsa e Palio são os modelos que ocupam os três primeiros lugares.

Os automóveis com isenção de IPVA mais pesquisados

1º Volkswagen Gol
2º Volkswagen Fusca
3º Chevrolet Corsa
4º Fiat Palio
5º Fiat Uno
6º Chevrolet Opala
7º Volkswagen Saveiro
8º Chevrolet S10
9º Ford F-1000
10º Volkswagen Kombi

Os automóveis com isenção de IPVA mais comprados

1º Volkswagen Gol
2º Chevrolet Corsa
3º Fiat Palio
4º Fiat Uno
5º Volkswagen Fusca
6º Chevrolet Celta
7º Ford Fiesta
8º Ford EcoSport
9º Chevrolet Vectra
10º Volkswagen Parati

Nova gasolina só será percebida em carros mais CAROS

A nova gasolina disponível no Brasil reduz o consumo dos carros, porém, só será percebida por donos de carros mais caros, segundo testes feitos pelo jornal Folha, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Três modelos de veículos foram testados em consumo urbano, por ser a condição mais utilizada no uso cotidiano.

Engenheiro mecânico da Petrobras, Rogério Gonçalves afirma que os veículos mais modernos serão mais beneficiados, visto que possuem sensores eletrônicos e motores mais avançados, permitindo que os carros aproveitem da maior octanagem RON.

Porém, os veículos mais antigos também apresentarão redução no consumo, pois a nova gasolina introduziu a especificação de densidade mínima.