As agências do INSS retornarão na próxima segunda-feira (14) com os atendimentos presenciais, porém com hora marcada. Os agendamento são realizados no site, plicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
![Atendimento remoto do INSS termina nesta sexta-feira (11); veja como vai funcionar o retorno](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2020/07/inss-750x422.png)
Após quase seis meses apenas com atendimento remoto, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social terão os atendimentos presenciais retomados na próxima segunda (14), segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
As agências estão fechadas desde o dia 24 de março, após o início das medidas de restrição social para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, os atendimentos continuarão de forma remota através dos canais de atendimento.
Os atendimentos presenciais serão com agendamento e hora marcada, com o intuito de evitar aglomerações. O Instituto informou que não adianta ir até uma agência sem agendamento prévio, pois o segurado não será atendido.
Para marcar seu horário, o cidadão pode usar os seguintes canais:
- Site do INSS (gov.br/meuinss);
- Aplicativo Meu INSS;
- Telefone 135.
Outra iniciativa do INSS é só ofertar serviços que necessitam do atendimento presencial, como: perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Os demais continuarão a ser resolvidos através dos outros canais de atendimento.
O órgão está passando por adaptações para atender os segurados, por isso estão capacitando os seus servidores para trabalhar nesse “Novo Normal”.
Outro cuidado é que está acontecendo uma análise dos funcionários e contratados para verificar aqueles que fazem parte do grupo de risco.
Apenas os servidores que não fazem parte do grupo de risco é que estarão na linha de frente no atendimento presencial. Os demais funcionários continuarão trabalhando de forma remota, atendendo pelo site ou pelo telefone.
Por esse motivo, o número de funcionários será reduzido e, por consequência, o número de atendimentos também.
Além disso, está cuidando da organização do espaço físico pensando no distanciamento obrigatório das mesas e cadeiras, as medidas de limpeza, tanto dos ambientes como no oferecimento de álcool gel e equipamentos de proteção individual.
O objetivo é que o atendimento presencial possa acontecer da melhor forma possível, sem contaminação e com serviços rápidos e eficientes.
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