Ufopa abre inscrições para vestibular especial em 2020

Com 90 vagas disponíveis, as inscrições para o Processo seletivo 2020 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), começou ontem, 9. As candidaturas serão aceitas até o dia 22 de outubro. São oferecidos dois cursos no Campus de Santarém.

Ufopa abre inscrições para vestibular especial 2020
Ufopa abre inscrições para vestibular especial 2020. Imagem/Reprodução Google

A Universidade Federal do Oeste do Pará está com as inscrições abertas para o processo seletivo especial de 2020.

O Edital lançado é para selecionar alunos para cursar os cursos de graduação. O edital apresenta as cotas existentes, a disposição de vagas e cursos, entre outros.

A prova será objetiva (com questões de língua português, matemática, história, geografia, física, química e biologia), mais uma Redação.

Cursos oferecidos na Ufopa

O edital contempla dois cursos, com 90 vagas disponíveis ao todo.

  • Engenharia Sanitária e Ambiental: 50 vagas (25 em ampla concorrência e 25 para cotas). As aulas devem começar em março de 2021.
  • Agronomia: 40 vagas (20 para ampla concorrência e 20 para cotas). O início das aulas será em agosto de 2021.

Cotas

Os alunos que escolherem concorrer a uma vaga por cotas, devem observar em qual grupo se enquadra:

  • 1: Candidatos que tenham estudado em escola pública com renda mensal de até 1,5 salário por pessoa e que (Escola/Renda)
  • 2: Estudante formado na instituição pública, com renda familiar de até 1,5 salário por pessoa e autodeclarado preto, pardo ou indígena (Escola/Renda/PPI)
  • 3: Concorrente que estudou no sistema público de ensino, independe a renda familiar (Escola)
  • 4: Estudante egresso de escola pública, independente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena (Escola/PPI)
  • 5: Concorrente vindo do Sistema Público de Ensino, com renda familiar até 1,5 salário-mínimo nacional e que seja pessoa com deficiência (Escola/Renda/PcD)
  • 6: Estudante formado no ensino médio em instituição pública, que tenha renda mensal até 1,5, declarante preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência (Escola/Renda/PPI/PcD);
  • 7: Candidato egresso do Sistema Público de Ensino, independentemente da renda familiar, que seja pessoa com deficiência (Escola/PcD)
  • 8: Candidato formado no Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, declarante preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência (Escola/PPI/PcD).

Inscrição

As pessoas interessadas devem acessar o Site da Fadesp e preencher o formulário que estarão disponíveis de 09/09 a 22/10/2020.

A taxa de inscrição é de R$ 80,00, mas é possível solicitar a isenção, no mesmo site, até o dia 18 de setembro. A aplicação das provas deve acontecer no dia 13 de dezembro de 2020.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.