Para quem possui ou deseja ter um veículo sabe que, em geral, terá que realizar o pagamento anual do IPVA para estar regulamentado. O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva é o tributo cobrado sobre veículos terrestres para manter a propriedade do transporte.

publicidade
As regras de isenção do IPVA variam de acordo com o estado
As regras de isenção do IPVA variam de acordo com o estado (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

A porcentagem do valor a ser pago varia para cada estado e ela é calculada anualmente. Em São Paulo, por exemplo, é cobrada uma taxa de 4% sobre carros movidos à gasolina e flex.

Em geral, pessoas com deficiência estão inclusas nessa lista. Para obter o benefício, é preciso ter uma CNH Especial, além do comprovante da condição.

Além disso, veículos mais antigos também recebem a isenção. No entanto, cada estado tem o período mínimo como base. Vale lembrar que a base é o ano de fabricação, e não o ano-modelo. Confira, a seguir, quanto tempo é necessário para cada região do país:

  • 10 anos é o tempo mínimo de fabricação para Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • 15 anos para Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 18 anos para Mato Grosso;
  • 20 anos para Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Vendas de carros antigos sem imposto aumentaram

Por conta dessa isenção do veículo após determinado tempo, a busca por carros antigos aumentou no período atual. Um levantamento realizado pela OLX mostra que, em julho desse ano, as buscas aumentaram em 16% e as vendas em 6%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com Marcos Leite, COO da OLX, o IPVA grátis faz muita diferença na hora da compra, pois o consumidor considera também o preço do seguro e manutenção ao adquirir o veículo.

“Por mês, foram vendidos uma média de 27 mil carros com isenção de IPVA, o que representa 18% do total de veículos negociados por meio da OLX. Esses modelos são muito vantajosos porque além de não terem a cobrança do imposto, possuem um ticket médio baixo, de cerca de R$ 10.400”, afirma.

De acordo com a empresa, estes foram os carros isentos de IPVA mais vendidos no período:

  1. VW GOL
  2. Chevrolet Corsa
  3. Fiat Palio
  4. Fiat Uno
  5. VW Fusca
  6. Chevrolet Celta
  7. Ford Fiesta
  8. Ford Escort
  9. Chevrolet Vectra
  10. VW Parati

Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.