IPVA 2020: Veja as regras que deixam o carro ISENTO do imposto

Para quem possui ou deseja ter um veículo sabe que, em geral, terá que realizar o pagamento anual do IPVA para estar regulamentado. O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva é o tributo cobrado sobre veículos terrestres para manter a propriedade do transporte.

As regras de isenção do IPVA variam de acordo com o estado
As regras de isenção do IPVA variam de acordo com o estado (Imagem: Reprodução/Google)

A porcentagem do valor a ser pago varia para cada estado e ela é calculada anualmente. Em São Paulo, por exemplo, é cobrada uma taxa de 4% sobre carros movidos à gasolina e flex.

Em geral, pessoas com deficiência estão inclusas nessa lista. Para obter o benefício, é preciso ter uma CNH Especial, além do comprovante da condição.

Além disso, veículos mais antigos também recebem a isenção. No entanto, cada estado tem o período mínimo como base. Vale lembrar que a base é o ano de fabricação, e não o ano-modelo. Confira, a seguir, quanto tempo é necessário para cada região do país:

  • 10 anos é o tempo mínimo de fabricação para Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • 15 anos para Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 18 anos para Mato Grosso;
  • 20 anos para Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Vendas de carros antigos sem imposto aumentaram

Por conta dessa isenção do veículo após determinado tempo, a busca por carros antigos aumentou no período atual. Um levantamento realizado pela OLX mostra que, em julho desse ano, as buscas aumentaram em 16% e as vendas em 6%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com Marcos Leite, COO da OLX, o IPVA grátis faz muita diferença na hora da compra, pois o consumidor considera também o preço do seguro e manutenção ao adquirir o veículo.

“Por mês, foram vendidos uma média de 27 mil carros com isenção de IPVA, o que representa 18% do total de veículos negociados por meio da OLX. Esses modelos são muito vantajosos porque além de não terem a cobrança do imposto, possuem um ticket médio baixo, de cerca de R$ 10.400”, afirma.

De acordo com a empresa, estes foram os carros isentos de IPVA mais vendidos no período:

  1. VW GOL
  2. Chevrolet Corsa
  3. Fiat Palio
  4. Fiat Uno
  5. VW Fusca
  6. Chevrolet Celta
  7. Ford Fiesta
  8. Ford Escort
  9. Chevrolet Vectra
  10. VW Parati

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.