As agências do INSS irão reabrir a partir de segunda-feira (14), porém os atendimentos serão com hora marcada. Para agendar basta escolher dia e horário no site, no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Depois de passar quase seis meses sem realizar atendimentos presenciais, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social estão planejando voltar a reabrir na próxima segunda-feira (14), de acordo com a Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
As agências estão fechadas desde o dia 24 de março no início das medidas de restrição para enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Porém, os atendimentos continuarão a serem realizados de forma remota através dos canais de atendimento, ou seja, pelo site, aplicativo e telefone.
Mesmo com a volta dos atendimentos presenciais não será permitido ir até uma das agências solicitar atendimento, pois esse só será realizado com agendamento prévio.
Por esse motivo, os assegurados que desejam ser atendimentos precisam agendar pelo site do INSS (gov.br/meuinss), no aplicativo Meu INSS ou telefone 135.
Dessa maneira o Instituto pretende evitar aglomeração. Com a intenção de não ter lotação nas agências só serão oferecidos alguns serviços: perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
Não adianta ir até uma das unidades sem o agendamento com hora marcada, pois o INSS informou que os segurados sem agendamento não serão atendidos. Além disso, as agências irão atender com um número de servidores reduzidos.
Segundo a Secretaria Especial de Previdência, cada agência irá analisar o quadro de servidores e contratados, para que aqueles que se enquadram no grupo de risco não voltem ao serviço presencial e continuem trabalhando de forma remota.
Após esse momento é que poderá oferecer o volume de atendimentos presenciais realizados, a organização do espaço físico pensando no distanciamento obrigatório, as medidas de limpeza, tanto dos ambientes como no oferecimento de álcool gel e os equipamentos de proteção individual e coletiva para evitar a transmissão do coronavírus.
Outra iniciativa tomada pelo INSS foi capacitar os seus servidores ofertando treinamento para a retomada dos atendimentos presenciais. Na formação os profissionais estão aprendendo a melhor forma de evitar a contaminação.