FGTS emergencial TERMINA depósitos na poupança digital este mês

Em setembro a Caixa Econômica Federal encerrará o pagamento do FGTS emergencial, pagando a última parcela no dia 21 de setembro para os nascidos em dezembro. Até agora os aniversariantes entre os meses de janeiro e setembro já receberam o benefício na conta.

FGTS emergencial TERMINA depósitos na poupança digital este mês
FGTS emergencial TERMINA depósitos na poupança digital este mês (Imagem: Montagem/FDR)

O FGTS emergencial está sendo pago aos trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia. Dessa maneira, os trabalhadores recebem seja de empregos atuais ou que já saíram.

O auxílio foi uma estratégia desenvolvida pelo Governo em parceria com a Previdência Social e a Caixa Econômica Federal para ajudar os trabalhadores a enfrentar a atual situação de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19.

O limite pago é de um salário mínimo (R$ 1.045,00). O pagamento é realizado na poupança social digital da Caixa, sendo que é possível realizar pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual de forma imediata.

Tabela do FGTS emergencial

Com o intuito de evitar aglomeração a Caixa desenvolveu um calendário que separa o pagamento de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. A divisão é: crédito em conta e saque/transferência.

A ideia é incentivar o uso do cartão digital, por isso, o saque só está disponível um mês depois. Veja abaixo o calendário de pagamento:

Mês de nascimento Crédito em conta Saque e/ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 06 de julho 08 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 05 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 03 de agosto 03 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 08 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

 

Como é possível perceber os nascidos entre janeiro e abril já receberam o valor e sacaram. Quem aniversaria entre os meses de maio e outubro recebem o valor na conta digital.

Agora só falta receber os nascidos em novembro e dezembro que ainda receberão em setembro.

Caso o trabalhador não movimente a conta até 30 de novembro de 2020, o valor será retornado para o saldo do Fundo de Garantia, com a devida correção.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.