FGTS e auxílio emergencial podem ser ANTECIPADOS; veja passo a passo para fazer

Pagamentos do auxílio emergencial e FGTS podem ser antecipados mesmo na versão digital. Para os brasileiros que estão recebendo seus benefícios por meio do Caixa Tem, a espera de aproximadamente 30 dias para saque vem se tornando um problema. O que poucos sabem é que esse prazo pode ser antecipado, permitindo uma retirada total da quantia dentro de um prazo de até 24h. Abaixo explicaremos como sacar os recursos via Caixa Tem.  

FGTS e auxílio emergencial podem ser ANTECIPADOS; veja passo a passo para fazer (Imagem: Google)
FGTS e auxílio emergencial podem ser ANTECIPADOS; veja passo a passo para fazer (Imagem: Google)

O pagamento do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS está sendo realizado de duas formas. Primeiro o cidadão recebe a quantia por meio da poupança digital da Caixa, e somente após um prazo de no mínimo 30 dias é que pode fazer a retirada em espécie.  

O problema da utilização pelo Caixa Tem é que muitas vezes o cidadão precisa do recurso em sua versão física para quitar débitos que não podem ser administrados por boletos. No entanto, é possível utilizar a mesma documentação ainda pelo aplicativo para que o valor desejado seja sacado quando e onde desejar.  

Antecipação no Caixa Tem  

Para fazer o saque antecipado é fácil. Basta gerar um boleto com o valor desejado em alguma instituição financeira. Há uma série de fintechs que permitem essa possibilidade, como o Nubank, PagSeguro, Mercado Pago entre outras. Confira o exemplo.  

Se você é cliente do Nubank e deseja antecipar o saque do benefício é simples. Vá até o aplicativo da NuConta e selecione a função ‘depósitos’. Depois clique na aba ‘gerar boleto’ e informe o valor total que deseja sacar.  

Basta confirmar a ação e copiar o número do código de barras gerado. Na sequência, abra o app do Caixa Tem e na função de pagamentos cole a sequência de dígitos do boleto.

Feito isso, a ferramenta irá lhe mostrar os dados do titular do boleto (nesse caso você mesmo). Confira se as informações estão corretas e confirme a ação.  

Pronto, o boleto foi pago e dentro de um prazo de 24h o valor irá cair em sua NuConta. Para poder fazer o saque, basta ir até um Caixa 24h ou até mesmo transferir para outra conta bancária de seu interesse, também pelo app do Nubank. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.