FGTS e auxílio emergencial podem ser ANTECIPADOS; veja passo a passo para fazer

Pagamentos do auxílio emergencial e FGTS podem ser antecipados mesmo na versão digital. Para os brasileiros que estão recebendo seus benefícios por meio do Caixa Tem, a espera de aproximadamente 30 dias para saque vem se tornando um problema. O que poucos sabem é que esse prazo pode ser antecipado, permitindo uma retirada total da quantia dentro de um prazo de até 24h. Abaixo explicaremos como sacar os recursos via Caixa Tem.  

FGTS e auxílio emergencial podem ser ANTECIPADOS; veja passo a passo para fazer (Imagem: Google)
FGTS e auxílio emergencial podem ser ANTECIPADOS; veja passo a passo para fazer (Imagem: Google)
publicidade

O pagamento do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS está sendo realizado de duas formas. Primeiro o cidadão recebe a quantia por meio da poupança digital da Caixa, e somente após um prazo de no mínimo 30 dias é que pode fazer a retirada em espécie.  

O problema da utilização pelo Caixa Tem é que muitas vezes o cidadão precisa do recurso em sua versão física para quitar débitos que não podem ser administrados por boletos. No entanto, é possível utilizar a mesma documentação ainda pelo aplicativo para que o valor desejado seja sacado quando e onde desejar.  

Antecipação no Caixa Tem  

Para fazer o saque antecipado é fácil. Basta gerar um boleto com o valor desejado em alguma instituição financeira. Há uma série de fintechs que permitem essa possibilidade, como o Nubank, PagSeguro, Mercado Pago entre outras. Confira o exemplo.  

Se você é cliente do Nubank e deseja antecipar o saque do benefício é simples. Vá até o aplicativo da NuConta e selecione a função ‘depósitos’. Depois clique na aba ‘gerar boleto’ e informe o valor total que deseja sacar.  

Basta confirmar a ação e copiar o número do código de barras gerado. Na sequência, abra o app do Caixa Tem e na função de pagamentos cole a sequência de dígitos do boleto.

Feito isso, a ferramenta irá lhe mostrar os dados do titular do boleto (nesse caso você mesmo). Confira se as informações estão corretas e confirme a ação.  

Pronto, o boleto foi pago e dentro de um prazo de 24h o valor irá cair em sua NuConta. Para poder fazer o saque, basta ir até um Caixa 24h ou até mesmo transferir para outra conta bancária de seu interesse, também pelo app do Nubank. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.