Como fazer inscrição no Bolsa Família? Tutorial completo AQUI!

Considerado o principal projeto social do país, Bolsa Família atende mais de 13 milhões de brasileiros. Desenvolvido ainda no governo Lula, o projeto tornou-se conhecido por garantir direitos básicos como alimentação, saúde e moradia para as pessoas de baixa renda em todo o território nacional. Além de liberar recursos financeiros mensais, permite ainda que os segurados tenham acesso a centros de ensino e hospitais. Abaixo, explicaremos os procedimentos para ser um beneficiário.  

Como fazer inscrição no Bolsa Família? Tutorial completo AQUI! (Imagem: Google)
Como fazer inscrição no Bolsa Família? Tutorial completo AQUI! (Imagem: Google)

O Bolsa Família foi desenvolvido especificamente para as pessoas de baixa renda. Seu principal propósito é reduzir o índice de pobreza no território nacional e pra isso concede pagamentos mensais para que mães e pais de família consigam realizar a manutenção de seus lares.

No entanto, as normas de acesso são restritas e para ser aceito é preciso seguir uma série de regras.  

Como se cadastrar no Bolsa Família 

Normalmente, os registros são feitos por meio do Cadastro Único, a plataforma funciona como um banco de dados do governo federal que é utilizado para monitorar a realidade dos mais pobres em todo o país.  

Para se cadastrar, basta acessar a página do CadÚnico e preencher o formulário digital apresentado. Feito isso, o cidadão deve esperar o retorno de sua aprovação para assim solicitar a inclusão no Bolsa Família. 

Em tempos de não pandemia, o procedimento estava sendo feito no CRAS, que são as centrais de apoio municipais e regionais do projeto. Nesse caso, o cidadão precisa apresentar a seguinte documentação e formalizar o interesse em ser um segurado:  

Normas para efetivação do cadastro 

Ao apresentar os dados, é preciso ficar atento as regras determinadas pelo Ministério da Cidadania. Para ter o cadastro aceito, os brasileiros precisam: 

Normalmente o tempo de resposta para a aprovação no projeto é de 90 dias. No entanto, com a criação do Renda Brasil e possivelmente fim do BF, o governo está com as análises suspensas. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile