Conselho do FGTS prorroga por 120 dias pagamentos de financiamento imobiliário popular

Financiamentos imobiliários pelo FGTS ganham mais 120 dias de isenção. Mediante a pandemia do novo coronavírus, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço aprovou, nesta terça-feira (08), um documento que suspende os pagamentos de empréstimos de habitação popular. A decisão já tinha sido avaliada posteriormente, mas passou a ter validade legal a partir desta semana.  

Conselho do FGTS prorroga por 120 dias pagamentos de financiamento imobiliário popular (Imagem: Reprodução Google)
Conselho do FGTS prorroga por 120 dias pagamentos de financiamento imobiliário popular (Imagem: Reprodução Google)

Cientes de que haveria um alto índice de inadimplentes no que diz respeito ao pagamento dos financiamentos imobiliários pelo FGTS, a administração do fundo deu início a uma série de negociações que visasse reduzir os prejuízos para as instituições financeiras. Dessa forma, as parcelas que deveriam estar sendo pagas para quitar as moradias, foram temporariamente paralisadas.  

Inicialmente, a decisão de suspensão nas cobranças tinha sido destinada apenas aos bancos e não incluía o FGTS. No entanto, a modalidade abarca grande parte dos pagamentos de financiamentos e por isso passou a ser inclusa na proposta.

Ao longo desses 120 dias de pausa, até R$ 3 bilhões serão interrompidos para aqueles que assinaram um contrato imobiliário. Nesse grupo, inclui-se principalmente as pessoas das faixas 1,5 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida, atual Casa Verde e Amarela.  

Prazo da suspensão dos pagamentos via FGTS 

É importante ressaltar que a não obrigatoriedade do pagamento só será válido a partir do mês de setembro. Nesse caso, o contratante terá até o dia 31 de dezembro para quitar todo o valor. Durante esse período, o atraso não poderá ser retroativo mediante a cobranças extras.  

Já para aqueles devedores de setembro para trás, terão que custear com as taxas somatórias e ainda ficam sujeitos a ter o nome publicado em bancos de dividas como o SPC, Serasa, entre outros.  

Sobre o financiamento imobiliário 

Atualmente, a proposta vem sendo vista como uma ótima oportunidade para quem deseja investir. Uma vez em que as taxas de juros representam a menor cobrança da história, a aquisição de um imóvel para venda futura ou contrato de locação é considerada uma opção segura para aqueles com recursos retidos que não obtém grande experiência no mercado de ações. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.