Atenção! INSS vai enviar uma carta para notificar VOCÊ sobre documentos pendentes 

Atenção, segurados do INSS! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a notificar seus beneficiários com pendências por meio de cartas. A notificação pode chegar em sua casa pelos Correios, ou por meio da versão digital no aplicativo Meu INSS. 

Atenção! INSS vai enviar uma carta para notificar VOCÊ sobre documentos pendentes 
Atenção! INSS vai enviar uma carta para notificar VOCÊ sobre documentos pendentes (Imagem: montagem FDR)

Serão notificados no total mais de 1,7 milhão de beneficiários em todo o país. A chamada carta de cumprimento de exigência deve ser cumprida em até 60 dias, ou seja, o segurado tem dois meses de prazo para enviar a documentação solicitada. O envio deve ser feito, preferencialmente pelos canais digitais do órgão, 

Quem não cumprir com as exigências do INSS e não apresentar a documentação poderá ter o benefício suspenso e bloqueado.

Para o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a parceria deve estreitar a comunicação com o público-alvo do Instituto e, assim, agilizar a regularização e concessão de benefícios.

“A parceria com os Correios nos possibilitará uma comunicação efetiva com o beneficiário, especialmente com a disponibilização da carta em meio digital. Desta forma, o INSS espera receber com mais celeridade a documentação requisitada na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão, combatendo possíveis fraudes e identificando pagamentos indevidos”.

Carta em versão digital

Os Correios vão disponibilizar a carta do INSS também de forma online em seu aplicativo. O envio será feito pela “Entrega Digital”. 

Os beneficiários podem visualizar a correspondência no aplicativo, na sessão “Minhas Mensagens”. A alternativa vai permitir acessar as correspondências mesmo que a carta física não consiga ser entregue.

Como acessar a carta digital

Para acessar a notificação digital enviada pelo INSS, é preciso baixar o aplicativo Correios no smartphone e fazer um breve cadastro utilizando o CPF.

A tela principal traz vários serviços como “Rastreamento de Objetos” e “Busca Agência”. Na parte “Minhas Mensagens”, o usuário acessa a sua caixa pessoal de correspondências, onde poderá verificar se foi notificado pelo Instituto ara entrega de documentação. 

Essa funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, em breve, também em sistema iOS. Em caso de dúvidas, o Instituo disponibiliza o telefone 135. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!