O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu um canal exclusivo para reclamações sobre problemas com o empréstimo e cartão de crédito consignado. O beneficiário pode entrar em contato diretamente com o Portal do Consumidor, por aqui, para relatar os problemas.
As transações representam um contrato estabelecido exclusivamente entre o beneficiário e a instituição financeira contratada. Com isso, o INSS não tem nenhum tipo de participação nos contratos.
Segundo o ouvidor da Economia, Carlos Augusto Moreira, pelo Portal do Consumidor o cidadão terá comunicação efetiva com as instituições financeiras.
O canal é um serviço público gratuito que permite contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. “Caso o cidadão não consiga resolver o problema pelo portal, ele pode procurar o Procon em segunda instância”, esclarece Carlos Augusto.
De acordo com o INSS, outros canais para realizar as reclamações são o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor); e o SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor) e Ouvidoria da própria instituição financeira contratada.
Como usar o Portal do Consumidor do INSS
Confira o passo a passo a seguir para realizar suas reclamações no Portal do Consumidor.
- Acesse o site;
- Clique no botão azul “Registrar Reclamação”;
- Preencha os campos iniciais da reclamação selecionando o campo Área: “Serviços Financeiros”. Em seguida o campo Assunto: “Crédito Consignado / Cartão de Crédito Consignado (para beneficiários do INSS)”;
- Em seguida, selecione o Problema e preencha o relato de sua reclamação.
Outros serviços
O INSS destaca ainda que as dúvidas sobre o empréstimo consignado ou necessidade de renegociação dos valores do contrato são tratados sempre diretamente com a instituição financeira contratada.
Prevenção a abusos
A partir de uma parceria do INSS com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão sendo realizados trabalhos para atuar de forma preventiva, impedindo práticas abusivas das empresas.
Uma das medidas anunciadas é a instauração de processos administrativos contra as dez empresas com mais reclamações registradas sobre empréstimo consignado, empréstimo não autorizado e reserva de margem para cartão de crédito. Portanto, esta é mais uma razão para que os consumidores que se sentirem lesados procurem o portal.