Fuvest: Taxa de inscrição, vagas e tutorial para cadastro 

Atenção, estudantes! O vestibular da Universidade de São Paulo (USP) já está com inscrições abertas desde o início da última semana. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) realizou algumas alterações para a seleção do ano que vem. Com isso, é preciso estar atento a todos os detalhes. 

Fuvest: Taxa de inscrição, vagas e tutorial para cadastro
Fuvest: Taxa de inscrição, vagas e tutorial para cadastro (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

As inscrições para a Fuvest seguem até 23 de outubro e precisam ser feitas pelo site www.fuvest.br.

Taxa de inscrição da Fuvest

Para os estudantes que não estão aptos ou não conseguiram realizar o pedido de isenção da prova, é preciso pagar uma taxa. O valor da taxa para realizar o vestibular é de R$ 182. 

Como realizar inscrição para Fuvest

Confira a seguir o passo a passo para realizar sua inscrição para o vestibular da USP:

  1. Primeiro, o candidato precisa preencher um formulário com os dados pessoais e criar uma senha de acesso no portal.
  2. Depois, é preciso realizar o reconhecimento facial. Para isso, basta adicionar uma foto em seu perfil de cadastro. No dia da prova, a foto será utilizada para reconhecimento do candidato. 
  3. Em seguida, é preciso informar se o candidato tem alguma necessidade especial para fazer a prova e incluir documentos que comprovem essa condição.
  4. Feito isso, é hora de escolher a modalidade da vaga em que irá concorrer. No vestibular existem as modalidades Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas. 
  5. Em seguida, escolha o curso de interesse e o nível de escolaridade. É possível escolher até quatro cursos ordenando pela preferência. 
  6. Escolha a seguir a cidade na qual fará a prova. 
  7. Por fim, é preciso responder um questionário com 27 perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. 
  8. Feito isso, o sistema vai gerar um boleto para o pagamento da taxa.

Quais os tipos de vagas abertas? 

Ao escolher a modalidade durante a inscrição no vestibular, o estudante só irá concorrer a vaga com outro candidatos que optaram pela mesma modalidade. Entenda a seguir as especificidades de cada uma das modalidades. 

  • Ampla Concorrência (AC) – vagas para todos os candidatos, sem nenhum tipo de pré-requisito como exigência;
  • Escola Pública (EP) – vagas que são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. O tipo de vaga não leva em conta a renda da família do estudante;
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) – vagas destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. A renda também não é levada em consideração.

Como funciona a prova do vestibular?

O vestibular da Fuvest é dividido em duas fases, sendo assim, uma prova em cada etapa. 

A primeira fase, que ocorre em 10 de janeiro de 2021, será feita a prova de múltipla escolha com 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. 

Os aprovados na primeira fase, seguem para a segunda, que é dividida em duas partes.  

A primeira parte ocorre em 21 de fevereiro de 2021 e terá dez questões de português e uma redação.

Já em 22 de fevereiro de 2021, ocorre a segunda parte da prova, em que serão feitas 12 perguntas de duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.

Lista de obras de leitura obrigatória 

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos 
  • Quincas Borba – Machado de Assis Claro 
  • Enigma – Carlos Drummond de Andrade 
  • Angústia – Graciliano Ramos 
  • A Relíquia – Eça de Queirós 
  • Mayombe – Pepetela 
  • Campo Geral – Guimarães Rosa 
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles 
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho.

Lucas SantosLucas Santos
Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto