Atenção! Veja dicas importantes antes de solicitar empréstimo pessoal 

A pandemia de coronavírus impôs um novo estilo de vida na população, inclusive na vida financeira. Os impactos econômicos gerados devido à doença são grande e muitas famílias acabaram ficando endividadas. Para quitar os débitos, em muitos casos a solução é realizar um empréstimo pessoal. 

Atenção! Veja dicas importantes antes de solicitar empréstimo pessoal 
Atenção! Veja dicas importantes antes de solicitar empréstimo pessoal (Imagem: reprodução Google)

Entretanto, para não ficar ainda mais endividado com as parcelas do empréstimo, são necessário alguns cuidados importantes. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar um empréstimo de forma segura e, claro, sem comprometer ainda mais a vida financeira. 

Cuidados para fazer um empréstimo

Definindo para onde o dinheiro vai

Primeiro de tudo, é necessário realizar o planejamento de onde o dinheiro do empréstimo será investido. Estabeleça o que será pago com o dinheiro. 

Essa etapa é importante para evitar o gasto desnecessário do dinheiro. Colocar em primeiro lugar as contas a serem pagas é o essencial. 

Pesquise lugares onde fazer 

Após definir o que você irá fazer com o dinheiro, busque as melhores opções de onde realizar o seu empréstimo. Opte pelas instituições financeiras que oferecem os juros e taxas que você pode pagar.

Este o momento de comparar as instituições também e saber qual é a mais adequada para você. 

Saiba mais sobre a instituição financeira

Agora é hora de saber mais sobre a instituição que você escolheu. Consulte o site do Banco Central para saber se a instituição escolhida está apta a realizar empréstimos. 

Faças as contas

Depois da pesquisa pelo melhor preço, agora é hora de colocar tudo na ponta do lápis. Veja se o valor das parcelas cabe em seu orçamento familiar. Evite realizar o crédito sem estar dentro do seu orçamento. 

Guarde a publicidade

Caso você tenha recebido algum folheto informativo ou publicidade, guarde. As informações de publicidade devem ser cumpridas. 

Veja e reveja o seu contrato 

Antes de assinar o contrato com a instituição fechando o seu empréstimo, leia e releia todas as informações contidas no contrato. Tire todas as dúvidas a respeito das cláusulas.

Confira se a taxação e juros estão corretos. E o mais importante, após fechar o negócio, guarde o seu contrato.

Desconfie de exigências

Se a instituição financeira onde você quer realizar o empréstimo exigir algum depósito para aprovação do crédito, desconfie.

AvatarREDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.