Calendário do FGTS emergencial finaliza ESTE mês; veja quem ainda vai receber

A última parcela do FGTS emergencial será paga este mês. A Caixa Econômica Federal libera os três últimos lotes em setembro para quem têm saldo no Fundo de Garantia. O banco está pagando até um salário mínimo aos trabalhadores desde o mês de junho.

Calendário do FGTS emergencial finaliza ESTE mês; veja quem ainda vai receber
Calendário do FGTS emergencial finaliza ESTE mês; veja quem ainda vai receber (Imagem: Montagem/FDR)

O FGTS emergencial foi uma estratégia desenvolvida pelo Governo em parceria com a Previdência Social e a Caixa Econômica Federal, para ajudar os trabalhadores a enfrentar a atual situação de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19.

O trabalhador pode realizar o saque de contas ativas ou inativas, ou seja, do emprego atual ou de anteriores. O limite de pagamento é de um salario mínimo (R$ 1.045,00).

O pagamento é realizado na poupança social digital da Caixa, sendo que é possível realizar pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual de forma imediata.

Calendário pagamento do FGTS emergencial

Com o intuito de evitar aglomeração a Caixa criou-se um calendário de pagamento que separa os beneficiários de acordo com o mês de nascimento. Dessa maneira, em junho os nascidos em janeiro receberam a primeira parcela na conta digital.

O saque ou transferência bancária ocorre em outra data, específica para o seu mês de aniversário. O prazo entre o dia do depósito e a permissão para sacar é de quase um mês. A ideia é incentivar o uso do cartão digital. Veja a tabela de pagamentos abaixo:

Mês de nascimento Crédito em conta Saque e/ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 06 de julho 08 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 05 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 03 de agosto 03 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 08 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

 

Como é possível perceber, os depósitos em conta digital acontecerão até esse mês, finalizando no dia 21 de setembro.

Porém, os saques permanecem até o dia 14 de novembro. De acordo com o calendário ainda faltam receber os nascidos entre os meses de outubro e dezembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.