Feira de Profissões reúne 300 mil participantes no site da USP

Universidade de São Paulo convoca estudantes para participar de sua feira de profissões. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a USP irá manter uma de suas principais atividades para aqueles que desejam iniciar um curso superior. Este ano, com a necessidade do isolamento social, a programação de apresentação do campus e das graduações acontecerá online. As primeiras atividades tiveram início nesta quinta-feira (03) e se estenderão até essa sexta-feira (04). Saiba como participar!  

Feira de Profissões reúne 300 mil participantes no site da USP (Imagem: Ferreira; J.C./USP)
Feira de Profissões reúne 300 mil participantes no site da USP (Imagem: Ferreira; J.C./USP)

Esse ano, devido a pandemia do covid-19, a tradicional feira de profissões da USP será inteiramente online. A programação conta com palestras, lives, atividades culturais e até mesmo um tuor para conhecer o campus. Os interessados devem apenas acessar o link da universidade, sem precisar de inscrição prévia.  

Ao todo, serão 167 expositores e 1.652 atividades realizadas simultaneamente. De acordo com a reitoria, espera-se que mais de 300 mil jovens participem, sempre a partir das 10h.  

“É a nossa primeira experiência de uma feira virtual e que há 1 anos ocorria presencialmente, então houve um envolvimento grande de todas as unidades da Universidade de São Paulo, da nossa superintendência de tecnologia de informação para garantir segurança e que o nosso usuário possa usufruir de tudo que nós preparamos para que possam conhecer as mais de 180 carreiras que a USP oferece para os vestibulandos, para os estudantes do Ensino Médio”, afirmou a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. 

Tuor virtual pela USP

Como normalmente a feira é presencial, esse ano, para poder conhecer a Universidade, os jovens poderão fazer um tuor virtual. A programação passará pelos principais campus, fornecendo depoimentos de alunos que atualmente estão realizando os cursos pretendidos pelos inscritos.  

Além disso, haverá informes sobre as bolsas sociais, seleção do vestibular e muito mais. Uma das programações mais procuradas nas edições anteriores também irá se manter, o ‘Show da Física’  

Entre as atrações mais procuradas nas edições anteriores, o “Show da Física”, com experimentos lúdicos dessa área do saber para impressionar a garotada. Por fim, haverá também a Orientação Vocacional do Instituto de Psicologia (IP) da USP, com profissionais para ajudar nesse processo de escolha da carreira. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.