Em Pernambuco, flexibilização da quarentena alcança mais um passo. A partir desta quinta-feira (03), os moradores do Recife poderão voltar a frequentar academias e demais espaços públicos para a realização de exercícios. Ao todo, o cronograma conta com a reabertura gradual de 18 unidades, mediante o cumprimento de protocolos especiais de segurança. Saiba como será o novo funcionamento.
Vivenciando a oitava fase do Plano de Convivência com a Covid-19, a prefeitura do Recife passou a liberar as atividades físicas em espaços públicos e privados.
Nas redes privadas, será necessário cumprir uma série de normas, como um controle total de clientes por ambiente, higienização, disponibilização de álcool e gel.
Além disso, não será possível tomar banho e os bebedouros coletivos foram retirados. Cada cidadão deverá levar sua garrafa de água e a higienização pós treino deverá ser feita fora do espaço. O uso de máscaras permanece obrigatório e os servidores terão de limpar os equipamentos ao fim do treino de cada aluno.
Academias públicas
Nas chamadas academias da cidade a reabertura acontecerá gradualmente. Hoje, ainda pela manhã, as unidades da Mustardinha (Zona Oeste do Recife) já voltaram a funcionar. A noite será a vez do bairro de Santo Amaro, localizado no centro da cidade.
Segundo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), a retomada seguirá um calendário específico para evitar que aglomerações sejam formadas. Os espaços contam com a participação de mais de 100 mil pessoas e por isso deverá reabrir separadamente.
“A gente fez o distanciamento das máquinas, afastamos um pouquinho umas das outras. Todos os alunos que chegam vão ganhar um borrifador com álcool e um paninho. Terminou a aula ele joga fora o paninho e devolve o borrifador. Também vai fazer a aferição da temperatura na entrada”, explicou Yane Marques, secretária executiva de esportes do Recife.
As unidades funcionarão das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h, de segunda a sexta, e das 6h às 10h aos sábados.
“Agora, a gente vai funcionar com metade da capacidade das turmas. São 18 alunos para a gente conseguir respeitar essa regra do distanciamento. Gradualmente a gente vai sentindo essa resposta e vai flexibilizando mais“, completou Marques.
Confira o calendário de reabertura:
- Quinta (3) – Mustardinha (manhã) e Santo Amaro (noite)
- Sexta (4) – Guabiraba (manhã) e Casa Amarela (noite)
- Sábado (5) – Barro (manhã)
- Terça (8) – Coque (manhã) e Lagoa do Araçá (noite)
- Quarta (9) – Engenho do Meio (manhã) e Torre (noite)
- Quinta (10) – Ibura (manhã) e Água Fria (noite)
- Sexta (11) – Ipsep (manhã) e Hipódromo (noite)
- Sábado (12) – Várzea (manhã)
- Segunda (14) – Santana (manhã) e Jaqueira (noite)
- Terça (15) – Boa Viagem (manhã) e Macaxeira (noite)