São Paulo abre 20 mil vagas em cursos gratuitos de TI para mulheres

Nesta segunda-feira (31), o governo de São Paulo abriu cerca de 20 mil vagas para mulheres que desejam fazer cursos na área de tecnologia da informação (TI). Os cursos serão realizados de forma online e são gratuitos.

São Paulo abre 20 mil vagas em cursos gratuitos de TI para mulheres
São Paulo abre 20 mil vagas em cursos gratuitos de TI para mulheres (Foto: Google)

O curso poderá ser realizados por mulheres que residam em algum dos 645 municípios do estado de São Paulo.

As interessadas devem realizar a sua inscrição até o dia 4 de setembro, no site: www.cursosviarapida.sp.gov.br

Serão oferecidas cerca de quatro opções de cursos introdutórios, eles serão ministrados por meio da plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

Os cursos terão duração de 80 horas e podem ser concluídos em três meses. As opções são: cursos de lógica de programação, banco de dados, desenvolvedor web e desenvolvedor mobile.

Os cursos oferecerão um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo.

Todas as aulas serão realizadas no formato online, no modelo de Ensino à Distância (EAD), sem que as participantes precisem sair de casa.

Depois dos módulos introdutórios, haverá opções de cursos mais avançados, com matérias conduzidas pela própria estudante. São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack.

Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.

Poderão se candidatar, as mulheres que tem a partir de 16 anos, alfabetizadas e que moram no estado de São Paulo. 

Se o número de interessadas for maior que o das vagas, vão ser priorizadas as pessoas que não estão empregadas, com baixa renda ou com deficiência.

As selecionadas vão ser informadas  por e-mail, e a previsão de início das aulas é 14 de setembro. 

Para poder receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir nota média de 7,5 nas avaliações.

Curso avançado

Além dessas 20 mil vagas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a abertura de 500 vagas em cursos avançados, preferencialmente para mulheres.

Os cursos são em diversas áreas de TI, com duração de 40 horas e 200 horas. As aulas virtuais serão ao vivo, com material didático e vinculados a uma unidade fixa do Senac. A preferência é para mulheres que já tenham feito os cursos virtuais introdutórios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!