Recadastramento SUS: 1 milhão de pessoas atualizaram cartão em Salvador

Nesta segunda-feira (31), o secretário de Saúde de Salvador, Leonardo Prates, informou que cerca de 1,035 milhões de pessoas já fizeram o recadastramento SUS, isto é, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Recadastramento SUS: 1 milhão de pessoas atualizaram cartão em Salvador
Recadastramento SUS: 1 milhão de pessoas atualizaram cartão em Salvador (Foto: Google)

Em alguns postos do estado houveram filas para fazer o procedimento. Embora o período para essa atividade tenha sido prorrogada até setembro, a população resolveu se adiantar. 

“Hoje [segunda, 31] nós começamos o dia com a excelente notícia de que, de quinta-feira [27] para cá, nós cadastramos 335 mil pessoas. Ou seja, entre três a quatro dias nós fizemos metade do que fizemos no ano, já que cadastramos 700 mil pessoas de janeiro até a quinta-feira [27], totalizando um milhão e 35 mil pessoas recadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde”, pontuou Prates.

Esse recadastramento do cartão do SUS é uma mudança do governo federal para que seja disponibilizado o financiamento da saúde nos municípios, a partir de janeiro do ano que vem.

O prazo o recadastramento SUS se encerraria na segunda-feira (31), mas foi prorrogado pelo Ministério da Saúde para até o dia 30 de setembro. 

“Eu quero pedir desculpas às pessoas pelos transtornos, mas essa não foi uma decisão da Secretaria Municipal de Saúde. Como vocês sabem, foi uma obrigação imposta pelo governo federal. No ano passado, o governo federal passou R$ 121 milhões e, para garantir esses recursos para a saúde de Salvador, nós precisamos fazer o recadastramento”, disse Prates.

Com a intenção de diminuir as filas, a prefeitura disponibilizou um site para que sejam realizadas a atualização dos dados.

Apesar disso, muitos estão reclamando que não estão conseguindo acessar a plataforma ou concluir o processo de recadastramento. O secretário comentou melhorias que estão sendo feitas no sistema.

“O site, que vem melhorando. O prefeito ACM Neto determinou a melhoria da infraestrutura do site e nós fizemos junto à Cogel [Companhia de Governança Eletrônica do Salvador] e eu acredito que a gente vem melhorando no atendimento à população”, disse.

Além disso, o secretário falou das filas de pessoas que estão buscando os postos para fazer a atualização dos seus dados e recomendou que os horários da manhã sejam evitados, pois são os de maior circulação de pessoas nos postos do estado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.