IRPF: Quem foi incluso no 4º lote de pagamentos da restituição?

Nova rodada de pagamento das restituições será feita hoje. Ao longo desta segunda-feira (31), a Receita Federal estará disponibilizando os depósitos dos segurados no 4º lote do IRPF. Segundo o último levantamento realizado, cerca de 4,47 milhões de brasileiros serão contemplados com aproximadamente R$ 5,7 bilhões. Para aqueles em dúvida, é possível consultar nos meios de comunicação oficiais da RF. 

IRPF: Quem foi incluso no 4º lote de pagamentos da restituição? (Imagem: Google)
IRPF: Quem foi incluso no 4º lote de pagamentos da restituição? (Imagem: Google)

As restituições são destinadas para todos os contribuintes que tiveram uma receita superior ao valor de base do IRPF.

Normalmente, pessoas com elevados gastos relacionados às áreas de saúde e educação, além de ter dependentes financeiros como filhos e pensões de ex esposas são as maiores contempladas.  

Consulta das restituições do IRPF 2020 

Se você está em dúvida quanto ao direito de ter uma devolução ou não, fique atentos, pois os lotes já estão disponíveis. Eles podem ser verificados através dos seguintes canais:  

Normalmente, o contribuinte precisa informar apenas o número de seu CPF e ter em mãos os registros da declaração vigente, enviada até junho deste ano.

Basta informar os dados de identificação e conferir se o nome está ou não incluso na lista e qual o valor a ser pago.  

Levantamento geral  

Segundo a Receita Federal, o atual lote deverá contemplar os seguintes grupos: 

  • idosos acima de 80 anos (6.633); 
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (36.155); 
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.308); 
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (17.787). 

O quinto e último lote começará a ser pago a partir do dia 30 de setembro e marcará o encerramento do cronograma de restituições. É importante lembrar que, o recebimento é feito diretamente na conta corrente informada pelo contribuinte na hora de enviar sua declaração.  

Esse ano, a Receita Federal alterou o número de lotes das restituições do IRPF. Normalmente, todas as prestações de contas eram feitas ao longo do segundo semestre. Entretanto, o cronograma foi antecipado para garantir que os cidadãos tivessem acesso ao valor mais rapidamente.  

Já no que diz respeito ao prazo de envio das declarações, esse foi prorrogado de 30 de abril para 30 de junho, mediante a pandemia do novo coronavírus.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.