IRPF: Quem foi incluso no 4º lote de pagamentos da restituição?

Nova rodada de pagamento das restituições será feita hoje. Ao longo desta segunda-feira (31), a Receita Federal estará disponibilizando os depósitos dos segurados no 4º lote do IRPF. Segundo o último levantamento realizado, cerca de 4,47 milhões de brasileiros serão contemplados com aproximadamente R$ 5,7 bilhões. Para aqueles em dúvida, é possível consultar nos meios de comunicação oficiais da RF. 

IRPF: Quem foi incluso no 4º lote de pagamentos da restituição? (Imagem: Google)
IRPF: Quem foi incluso no 4º lote de pagamentos da restituição? (Imagem: Google)

As restituições são destinadas para todos os contribuintes que tiveram uma receita superior ao valor de base do IRPF.

Normalmente, pessoas com elevados gastos relacionados às áreas de saúde e educação, além de ter dependentes financeiros como filhos e pensões de ex esposas são as maiores contempladas.  

Consulta das restituições do IRPF 2020 

Se você está em dúvida quanto ao direito de ter uma devolução ou não, fique atentos, pois os lotes já estão disponíveis. Eles podem ser verificados através dos seguintes canais:  

Normalmente, o contribuinte precisa informar apenas o número de seu CPF e ter em mãos os registros da declaração vigente, enviada até junho deste ano.

Basta informar os dados de identificação e conferir se o nome está ou não incluso na lista e qual o valor a ser pago.  

Levantamento geral  

Segundo a Receita Federal, o atual lote deverá contemplar os seguintes grupos: 

  • idosos acima de 80 anos (6.633); 
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (36.155); 
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.308); 
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (17.787). 

O quinto e último lote começará a ser pago a partir do dia 30 de setembro e marcará o encerramento do cronograma de restituições. É importante lembrar que, o recebimento é feito diretamente na conta corrente informada pelo contribuinte na hora de enviar sua declaração.  

Esse ano, a Receita Federal alterou o número de lotes das restituições do IRPF. Normalmente, todas as prestações de contas eram feitas ao longo do segundo semestre. Entretanto, o cronograma foi antecipado para garantir que os cidadãos tivessem acesso ao valor mais rapidamente.  

Já no que diz respeito ao prazo de envio das declarações, esse foi prorrogado de 30 de abril para 30 de junho, mediante a pandemia do novo coronavírus.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.