O Departamento Estadual de Transito do Espiríto Santo (Detran-ES) está com problemas para agendar o emplacamento de carros novos no estado. De acordo com o órgão, a circulação é permitida desde que o motorista apresente a nota fiscal do veículo se for abordado.
Uma resolução que foi expedida pelo Conselho Nacional de Transito (Contran), no dia 18 de junho, interrompeu por prazo indeterminado, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus a fiscalização, os prazos para o proprietário tomar as providências para a transferência de veículos, que foram adquiridos desde 19 de fevereiro de 2020.
Isso acontece também com os registros e licenciamento dos veículos novos, desde que ainda não tenham expirado em 20 de março de 2020.
Por meio de nota, o Detran informou que foi o primeiro estado a retomar as atividades durante a pandemia e que os atendimentos presenciais estão sendo realizado com agendamento.
Esse agendamento pode ser realizado no site, onde o usuário poderá escolher a unidade que deseja ser atendido, pode verificar as datas mais próximas e outras unidades.
“Salienta, ainda, que o atendimento presencial respeita às medidas de prevenção ao novo coronavírus, evitando a aglomeração nos locais. O órgão reforça ainda que, se desejar, o cidadão pode também contratar o serviço de um despachante credenciado. A lista está disponível no site:https://detran.es.gov.br/”.
No site, podem ser agendados os atendimentos nas Ciretrans e PAVs para serviços diversos, referentes a Veículos, Habilitação e entrega ou retirada de CNH por cumprimento de Penalidade.
Já o atendimento referente a Veículos é exclusivo para os serviços de:
- Transferência de propriedade;
- Transferência de município;
- Mudança de categoria;
- Segunda via de Certificado de Registro Veicular (CRV);
- Alienação;
- Mudança de característica;
- Correção de motor;
- Regravação de chassi;
- Conversão para Placa Mercosul, e transporte escolar.
Para todos esses serviços é obrigatória a realização de vistoria prévia em Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).
Para ser atendido presencialmente é necessário comparecer ao local agendado próximo ao horário marcado, sem acompanhante, a não ser em casos de extrema necessidade.
Apresentar o agendamento pelo celular ou impresso e toda a documentação necessária para o serviço, além de cumprir as medidas de distanciamento social e utilizar máscara.