Bolsa Família pode ganhar pagamento digital em nova função do Caixa Tem

A Caixa anunciou na última quarta-feira (26) que está se preparando para liberar o pagamento digital do benefício do Bolsa Família. Para isso, será utilizado o aplicativo Caixa Tem, criado, inicialmente, para o pagamento do auxílio emergencial

Bolsa Família pode ganhar pagamento digital em nova função do Caixa Tem
Bolsa Família pode ganhar pagamento digital em nova função do Caixa Tem (Imagem: Montagem/FDR)

O presidente do banco, Pedro Guimarães, lembrou que a realização do pagamento do Bolsa Família ainda é realizado exclusivamente de forma presencial. 

“O Bolsa Família, até hoje, foi pago na boca do caixa e no ATM [caixas eletrônicos]. Vamos oferecer a conta digital, mas com tranquilidade, porque é um público mais sensível a essa questão de tecnologias”, destacou. 

Guimarães disse que essa possibilidade é interessante por desobrigar os beneficiários de ter que ir até uma agência para receber o benefício. Logo, evita aglomerações, tempo de espera nas agências.

Ainda segundo o presidente do banco, o benefício pelo aplicativo será mais uma possibilidade aos beneficiários do programa. Nesse sentido, o saque poderá ainda ser feito pelos meios tradicionais. 

Como funciona o Caixa Tem

O aplicativo Caixa Tem foi desenvolvido pelo banco Caixa para facilitar o repasse de recursos federais.

Lançado em abril, o app de serviços sociais e transações bancárias cumpre o objetivo de realizar o repasse  do auxílio emergencial, em razão da pandemia do coronavírus. O app também está sendo utilizado para o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

No aplicativo é possível fazer tanto pagamentos quanto transferências. É ainda possível realizar compras na internet pelo cartão de débito virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo, bem como compras no comércio com um código gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento.

De acordo com o presidente da Caixa, os serviços oferecidos durante a pandemia para à população serão mantidos. Além disso, novos serviços serão incluídos no Caixa Tem, como seguros, cartões e microcrédito, por exemplo.

“Este aplicativo é o nosso banco digital para menor renda, que é 90% da base de clientes da Caixa”, destacou Guimarães.

Substituição do Bolsa Família 

A equipe econômica do Governo Federal estuda a gestão digital e o pagamento para o novo programa o Renda Brasil. O novo programa de repasse deve substituir o Bolsa Família. 

A ideia do Ministério da Cidadania juntamente com o de Economia é criar uma única plataforma digital que reúna todos os programas sociais do governo. Com isso,  o cidadão terá acesso a esses programas de forma simples e rápida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!