Seguro desemprego: Tudo o que você precisa saber para solicitar na internet

O seguro desemprego é um benefício do Governo Federal que pode ser recebido entre três e cinco meses durante o período após se desligar do emprego. Tudo depende de quanto tempo foi trabalhado antes de ser demitido. Com tudo, você sabe como fazer a solicitação do seu seguro desemprego?.

Perdeu a senha no MTE? Veja aqui como recuperar e dar entrada no seguro desemprego
Seguro desemprego: Tudo o que você precisa saber para solicitar na internet Imagem: montagem FDR)

O benefício pode ser solicitado caso você tenha trabalhado em uma empresa com Carteira de Trabalho e foi dispensado sem justa causa. O prazo para fazer a solicitação é de sete a 120 dias após a data da dispensa. 

Confira a seguir como solicitar o seguro desemprego pela internet

Verifique se você tem direito ao benefício

Primeiro, para dar entrada no pedido do benefício, você precisa verificar se cumpre os seguintes requisitos: 

  • Ter sido dispensado sem justa causa;
  • Estar desempregado no momento de fazer o pedido do benefício;
  • Não ter qualquer outra renda para manutenção sua e da família;
  • Não receber outro benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente e pensão por morte;
  • Ter recebido salários: por pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no caso de primeira solicitação de seguro-desemprego; por pelo menos 9 (nove) meses de salário nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no caso de segunda solicitação; por pelo menos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, em caso de terceira solicitação ou mais.

Reúna os documentos

Segundo, você precisa reunir os documentos necessários. Na lista abaixo, todos são indispensáveis para o processo.

  • Documento de identificação (RG ou Carteira de Habilitação);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Número de Inscrição no PIS/PASEP (pode estar na sua Carteira de Trabalho, no Cartão do Cidadão ou no extrato do FGTS, por exemplo);
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
  • TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de
  • Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço;
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
  • CPF. 

Dando entrada no pedido

A solicitação do seguro desemprego pode ser realizada pela Internet pelo site Portal Emprega Brasil. O usuário pode fazer a solicitação com o login e senha de acesso

No entanto, o usuário que não tiver login, precisa informar seus dados pessoais que serão checados nas bases de dados do Governo Federal. 

É preciso também responder a um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.

Após ter acesso ao portal

Depois que realizar o login no portal, basta clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego”. Em seguida, informe o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

Com isso, você deve ser direcionado para o passo-a-passo com oito etapas:

  • confirmação de dados do requerimento;
  • atualização das informações do requerente;
  • formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional);
  • indicação de experiências profissionais mais relevantes;
  • objetivos profissionais;
  • pesquisa de vagas com seu perfil, se houver;
  • cursos de qualificação;
  • confirmação da solicitação do benefício

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