INSS adia retorno das agências pela 4ª vez; como ser atendido?

Mais uma vez o Governo Federal adiou a reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país. Fechadas por consequências da pandemia do coronavírus, a reabertura gradual agora está prevista para ocorrer em 14 de setembro.

INSS adia retorno das agências pela 4ª vez; como ser atendido?
INSS adia retorno das agências pela 4ª vez; como ser atendido? (Imagem: reprodução Google)

A reabertura das unidades estava prevista inicialmente para 13 de julho. Em seguida, uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, o governo passou para 24 de agosto. 

O tempo de funcionamento das agências será parcial, mesmo após a reabertura. Serão seis horas contínuas de serviço. O atendimento presencial será restrito, confira a seguir o público-alvo.

  • aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
  • e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

O atendimento presencial no INSS foi interrompido em março para prevenir a propagação da covid-19. A oferta dos serviços do órgão, no entanto, não estão paralisadas. Confira abaixo como ser atendido pelos canais “Meu INSS”.  

Atendimento pelo ‘Meu INSS’

Com as agências da Previdência Social fechadas, os atendimentos estão realizados de maneira remota por meio da central de atendimento Meu INSS, na internet, ou pelo telefone 135. Você pode acessar o portal na internet do Meu INSS por aqui. 

Já o aplicativo Meu INSS está disponível nas lojas de app de celulares Android e iOS. Para baixar, basta procurar pelo nome do app na loja.

Para fazer seu cadastro, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.

Também é preciso responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade.

Exigências para reabertura

Em todo o Brasil existem 1.525 agências do INSS. Segundo o Instituto, antes da reabertura, cada unidade realizará uma avaliação técnicas.

Será levado em conta o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender ao cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS ainda irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das agências, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!