Senac PR: Unidades oferecem cursos de aprendizagem e vagas de emprego

PONTOS CHAVES

  • Senac PR abre chamada para empresas
  • Seleções convoca jovens para programa de aprendizado
  • Interessados devem se inscrever presencialmente

Oportunidades para se destacar no mercado de trabalho. O Senac/PR informou que, em parceria com a Fecomércio, está ofertando 1500 vagas para a realização de seus cursos gratuitos. As inscrições são destinadas para o Programa de Aprendizagem e poderão ser realizadas em todo o Paraná. Os interessados deverão ir até uma unidade da rede para poder se candidatarem. Saiba mais.  

Senac PR: Duas unidades oferecem cursos gratuitos para diferentes públicos (Imagem: Divulgação)
Senac PR: Unidades oferecem cursos de aprendizagem e vagas de emprego (Imagem: Divulgação)

Com a crise econômica motivada pela pandemia do novo coronavírus, muitos estão procurando por oportunidades de emprego. Uma das possibilidades de garantir a vaga é por meio de programas de experiência e qualificação.

Pensando nisso, o Senac PR estará oferecendo cerca de 1500 vagas para jovens que desejam atuar nas empresas do comércio de bens, serviços e turismo.  

Há duas seleções sendo feitas nesse momento. A primeira é destinada para os residentes de Umuarama.

Nesse caso, os empresários que desejam contratar aprendizes deverão entrar em contato com o Senac para poder se registrar no programa. 

Uma das principais vantagens dessa participação é que, além de contribuir para a ingresso dos jovens no mercado de trabalho, a marca poderá aperfeiçoar o ensino com a prática profissional. Já para quem for escolhido, há benefícios não só financeiros como também as vantagens de obter experiência em um determinado setor.  

Seleção para as empresas em parceria com o Senac 

Segundo o Senac, as empresas que quiserem se filiar ao programa deverão contactar a instituição e repassar as documentações para que a parceria seja feita. É válido reforçar que o registro deve ocorrer presencialmente, enviando um profissional responsável para representar a marca. Na sequência, efetuar a matrícula no curso de aprendizagem de interesse e começar a seguir o cronograma fornecido pelo Senac.  

Na região de Umuarama, há oportunidades para o curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos. Sua carga horária é de mil horas e há possibilidade de formar turmas remotas mediante a pandemia. As atividades serão iniciadas no dia 13 de outubro.  

Já em Paranavaí, serão ofertadas 25 vagas, destinadas às áreas de comércio de bens, serviços e turismo. As empresas devem seguir o mesmo procedimento acima e somente após a validação enquanto parceira é que terá a autorização para contratações dos menores.  

Senac PR: Duas unidades oferecem cursos gratuitos para diferentes públicos (Imagem: Divulgação)
Senac PR: Duas unidades oferecem cursos gratuitos para diferentes públicos (Imagem: Divulgação)

Seleção e informação para os candidatos  

No caso das inscrições enquanto menor aprendiz, o procedimento varia de acordo com a empresa que estará recrutando os estudantes. Entretanto, de modo geral, o projeto exige que o estagiário tenha entre 14 e 22 anos e esteja matriculando e frequentando uma instituição de ensino. Para aqueles que concluíram o ensino médio, é necessário provar que não possui qualquer outro vínculo de emprego.  

Entre as vantagens, está um salário com base no piso nacional, carga horária de no máximo 8h, benefícios como transporte e alimentação e a garantia de que pode desenvolver as atividades acadêmicas sem atrapalho dos empregos.  

Outro ponto também positivo é que a categoria tem acesso aos benefícios do INSS. Os contratados pelo programa conseguem fazer contribuições mensais, tendo em vista que há um registro em suas carteiras de trabalho (CLT). Além disso, ele passa a ter direito ainda a fazer aplicações no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) com taxa reduzida de 2%.  

Normalmente, as seleções por parte das empresas levam em consideração os critérios citados acima e também a faixa de renda dos estudantes. É importante lembrar que, no menor aprendiz não se pode exigir histórico profissional como requisito para selecionar os estudantes.  

Em caso de descumprimento das normas por parte das empresas, como excesso de carga horária ou qualquer outro problema configurado como abuso de poder, o jovem deve contactar o Senac para que a situação seja revista ou até mesmo suspender seu contrato.   

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.