Mulheres grávidas serão obrigadas a atuar com teletrabalho durante a pandemia

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 26, o projeto que estabelece o afastamento de mulheres grávidas do trabalho presencial durante o estado de calamidade pública decorrente do coronavírus. Agora o texto vai para o Senado.

Mulheres grávidas serão obrigadas a atuar com teletrabalho durante a pandemia
Mulheres grávidas serão obrigadas a atuar com teletrabalho durante a pandemia (Imagem Google)

Segundo a proposta, a funcionária que estiver grávida vai poder cumprir suas obrigações de casa, através do teletrabalho.

Quando foi apresentar a proposta, a deputada Perpétua de Almeida (PCdoB-AC), fez a citação de um estudo publicado no periódico médico International Journal of Gynecology and Obstetrics. O qual mostrou que 124 mulheres gestantes ou no período do puerpério morreram de Covid-19 no Brasil.

Estas mortes representam 77% das 160 registradas em todo mundo. Isto significa que no Brasil morreram mais mulheres grávidas ou no pós parto do que em todos os outros países juntos.

Mariana Carvalho (PSDB-RO), a relatora do projeto, realçou que a forma de combater a proliferação da doença é evitar o contato próximo entre as pessoas.

“Além de lutar pela adoção de medidas relacionadas ao acesso das gestantes a serviços de saúde adequados, entendemos que, com urgência, deve-se diminuir o risco de que elas sejam infectadas pelo novo coronavírus”, disse.

Auxílio Emergencial estendido até dezembro

O auxílio emergencial do governo está mais perto de ser prorrogado até dezembro deste ano. A equipe econômica conseguiu fechar o valor das novas parcelas em R$300, valor que o presidente Bolsonaro desejava.

É esperado que ainda hoje (28), Bolsonaro anuncie a prorrogação do auxílio e o novo valor de R$300, até como forma de evitar o que um auxiliar do governo chamou de “leilão” no Congresso Nacional.

Com a ampliação do auxílio, o lançamento do Renda Brasil fica para depois, já que a equipe econômica precisa trabalhar em uma nova versão que agrade o presidente.

Segundo um integrante do governo, no discurso que Bolsonaro fez em Minas Gerais, o presidente disse que precisava de um tempo maior para discutir sem pressão o novo programa Renda Brasil e afirmou que a proposta está suspensa.

O integrante também comenta que todos os cálculos precisam respeitar o limite do teto de gastos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.