IPTU 2020 RJ: Contribuinte tem até este domingo para parcelar débitos

Moradores do Rio de Janeiro precisam ficar atentos aos prazos de quitação do IPTU. Nessa semana, a prefeitura informou que estará recebendo até este domingo (30) as solicitações para quem desejar parcelar o Imposto Predial Urbano Territorial de 2020 e a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). A divisão poderá ser feita em até 5 parcelas, pagas entre os meses de agosto a dezembro. Mesmo estando em situação de atraso, não haverá multas ou juros.   

IPTU 2020 RJ: Contribuinte tem até este domingo para parcelar débitos (Imagem: Google)
IPTU 2020 RJ: Contribuinte tem até este domingo para parcelar débitos (Imagem: Google)

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas prefeituras precisaram reorganizar seus calendários de cobrança do IPTU.

No Rio de Janeiro, os moradores que estão com as cotas vencidas ou próxima de vencerem, poderão renegociar essas datas para começarem a pagar mais à frente. A decisão tem como finalidade reduzir o número de inadimplência e contará com descontos de até 20%.  

Calendário do IPTU no Rio 

Para quem tem o boleto em vencimento nesta segunda-feira (31), o pagamento precisará ser feito até o fim do dia. O valor será referente a primeira parcela da renegociação. Nesse caso, o proprietário poderá contar com um desconto de até 20% se optar pela quitação total (cota única) que deve ser feita à vista.  

Há ainda também a possibilidade de divisão. Nesse caso, as cinco parcelas serão cobradas ao fim de cada mês, até dezembro. Para isso, será preciso atualizar as datas presentes nos boletos para que haja o reajuste dos valores.  

Como acessar os boletos  

Para imprimir o carnê de pagamento do IPTU carioca, basta acessar o portal Carioca Digital (carioca.rio) e informar o número do registro do imóvel. Ao abrir a página, o cidadão deverá selecionar a opção de serviços e impostos e clicar em IPTU.  

Digite o número de registro do seu terreno e preencha os demais dados solicitados. Feito isso, a página será atualizada e você terá acesso a todas as guias disponíveis.

Em caso de dúvidas, é possível ainda entrar em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda por meio dos seus portais digitais de atendimento.  

É importante relembrar ainda que, o boleto pode ser pago tanto presencialmente nos bancos, quanto online através dos sites ou aplicativos das instituições financeiras. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.