IPTU 2020 RJ: Contribuinte tem até este domingo para parcelar débitos

Moradores do Rio de Janeiro precisam ficar atentos aos prazos de quitação do IPTU. Nessa semana, a prefeitura informou que estará recebendo até este domingo (30) as solicitações para quem desejar parcelar o Imposto Predial Urbano Territorial de 2020 e a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). A divisão poderá ser feita em até 5 parcelas, pagas entre os meses de agosto a dezembro. Mesmo estando em situação de atraso, não haverá multas ou juros.   

IPTU 2020 RJ: Contribuinte tem até este domingo para parcelar débitos (Imagem: Google)
IPTU 2020 RJ: Contribuinte tem até este domingo para parcelar débitos (Imagem: Google)

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas prefeituras precisaram reorganizar seus calendários de cobrança do IPTU.

No Rio de Janeiro, os moradores que estão com as cotas vencidas ou próxima de vencerem, poderão renegociar essas datas para começarem a pagar mais à frente. A decisão tem como finalidade reduzir o número de inadimplência e contará com descontos de até 20%.  

Calendário do IPTU no Rio 

Para quem tem o boleto em vencimento nesta segunda-feira (31), o pagamento precisará ser feito até o fim do dia. O valor será referente a primeira parcela da renegociação. Nesse caso, o proprietário poderá contar com um desconto de até 20% se optar pela quitação total (cota única) que deve ser feita à vista.  

Há ainda também a possibilidade de divisão. Nesse caso, as cinco parcelas serão cobradas ao fim de cada mês, até dezembro. Para isso, será preciso atualizar as datas presentes nos boletos para que haja o reajuste dos valores.  

Como acessar os boletos  

Para imprimir o carnê de pagamento do IPTU carioca, basta acessar o portal Carioca Digital (carioca.rio) e informar o número do registro do imóvel. Ao abrir a página, o cidadão deverá selecionar a opção de serviços e impostos e clicar em IPTU.  

Digite o número de registro do seu terreno e preencha os demais dados solicitados. Feito isso, a página será atualizada e você terá acesso a todas as guias disponíveis.

Em caso de dúvidas, é possível ainda entrar em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda por meio dos seus portais digitais de atendimento.  

É importante relembrar ainda que, o boleto pode ser pago tanto presencialmente nos bancos, quanto online através dos sites ou aplicativos das instituições financeiras. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.