Os brasileiros que recebem o auxílio emergencial e desejam realizar o saque do benefício devem seguir algumas regras. Já que a liberação foi organizada pela Caixa Econômica em cronogramas diferentes.
Recebem o auxílio emergencial, os beneficiários do Bolsa Família, os que se cadastraram no cadastro único, e aqueles que se inscreveram no programa por meio do site ou aplicativo.
Os beneficiários do Bolsa família podem sacar o seu dinheiro assim que for depositado em sua conta.
Porém, os outros beneficiários devem esperar o calendário de liberação de saque, que foi definido pela Caixa para evitar aglomerações nas agências.
O calendário é definido de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Veja quando o saque do auxílio emergencial estará disponível:
Documentos necessários para o saque do auxílio emergencial
Para fazer o saque, os beneficiários devem ir até uma agência da Caixa com o seu CPF e um documento de identificação com foto, que pode ser:
- Carteira de Trabalho, desde que sua emissão seja feita a partir de 20 de janeiro de 1997;
- Carteira de Identidade (RG)
- CNH
- Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais desde que reconhecida por decreto
- Passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.
Além disso, é preciso ativar o seu código de saque no Caixa Tem, para receber em caixas eletrônicos, sem necessidade de aguardar nos guichês do banco.
Outra opção é aguardar que seja feita uma transferência automática dos R$600 para a conta que foi cadastrada durante a inscrição. Isso acontece dentro do calendário de saque.
Como ativar o código de saque?
O trabalhador deve entrar no aplicativo e informar que deseja sacar o dinheiro e o valor, após isso, será gerado o código.
Anote o código e guarde, pois somente por meio dele o saque será autorizado no caixa eletrônico e/ou na lotérica. Caso prefira esse código pode ser gerado no momento do saque.
Como usar o dinheiro antes da liberação?
Esses beneficiários que não fazem parte do Bolsa família vão receber por meio do Cartão de débito virtual. Com ele é possível usar os R$600 para realizar a compra pela internet em mais de mil sites e aplicativos, além de poder pagar contas de água e luz.
Para solicitar o cartão é preciso ter o aplicativo da Caixa tem. Após acessar, na tela inicial terá um ícone denominado “Cartão de Débito Virtual” e clicar, após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.
É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”.O aplicativo vai solicitar a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.
Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.