INSS lança sistema online para quem mora no exterior solicitar benefícios

Nesta quarta-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permitiu aos brasileiros que moram fora do país requerer os benefícios previdenciários pela internet. 

INSS lança sistema online para quem mora no exterior solicitar benefícios
INSS lança sistema online para quem mora no exterior solicitar benefícios (Imagem: FDR)

A ideia é autorizar que o requerimento sejam feito tanto pelos cidadãos que moram em países que têm acordo previdenciário com o Brasil, quanto para aqueles que estão morando onde não há acordo.

Seriam contemplados os seguintes pedidos:

  • Aposentadorias das pessoas que possuem deficiência por idade ou por tempo de contribuição;
  • Aposentadorias por incapacidade permanente ou auxílio por incapacidade temporária;
  • Perícias médicas de residentes no exterior em trânsito no Brasil;
  • Declarações de filiação ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS;
  • Certificados de Deslocamento de Exceção;
  • Transferências de benefício de residente no exterior para recebimento em banco brasileiro.

Essas Agências da Previdência Social Atendimento Acordos Internacionais (APSAI) devem ser responsáveis por realizar o agendamento da perícia médica, caso seja necessário, por meio de um Sistema PMF, de acordo com o endereço informado pelo interessado.

Pelo período de pandemia, os documentos podem ser apresentados de forma totalmente digital no portal Meu INSS.

Sendo assim, se os beneficiários tiver autenticidade ou integridade do documento, o INSS poderá exigir, a qualquer momento, a apresentação desses documentos originais.

Meu INSS

O segurado pode solicitar os benefícios previdenciários por meio do site: meu.inss.gov.br. Os mesmos serviços estão no aplicativo. 

O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.

O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).

Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. 

Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.

A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS. Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!