B3 reage negativamente à suspensão do texto do Renda Brasil

Mercado financeiro tem reação negativa após suspensão temporária do Renda Brasil. Nessa semana, os representantes do governo federal deveriam se reunir para apresentar o novo projeto social que irá substituir o Bolsa Família. No entanto, mediante a discordância de valores, o presidente Jair Bolsonaro pediu o adiamento da proposta fazendo com que a bolsa de valores fechasse em baixa, nesta quarta-feira (26). A B3 caiu 1,46%, a 100.627 pontos. 

B3 reage negativamente à suspensão do texto do Renda Brasil (Imagem: Google)
B3 reage negativamente à suspensão do texto do Renda Brasil (Imagem: Google)

Ao longo das últimas semanas, Bolsonaro vinha anunciando fortemente o lançamento do Renda Brasil. De acordo com a agenda pública, o evento deveria ter ocorrido nessa terça-feira (25), mas foi cancelado.

A decisão impactou diretamente no mercado, tendo em vista que os investidores estavam otimistas com a evolução do programa. Dessa forma, a mínima da bolsa de valores foi abaixo de 100 mil pontos, indo a 99.359 pontos. 

Já o dólar, apresentou alta. A moeda americana teve um fechamento de 1,62%, a R$ 5,6164. Um dos principais motivos para essa reação de queda deve-se ao clima de instabilidade entre o presidente e o ministro da economia.

Guedes foi o responsável pela definição do valor de R$ 247 mensais para o Renda Brasil, visto como negativo por Bolsonaro.  

Reajustes e novos prazos 

Ao longo dos próximos dias, espera-se que o mercado se mantenha nessa negativa, tendo em vista que o texto estará sendo editado. Analistas econômicos esperam que com o veredito final dado por Bolsonaro a Ibovespa volte a reagir positivamente.

Além disso, é válido ressaltar que esse cenário de quedas se deve ao fato também da crise econômica do novo coronavírus.  

Apesar do país estar começando a reiniciar suas atividades, um grande prejuízo foi registrado, resultando no aumento de demissões e índice de desempregados.

Uma das alternativas que minimizou o impactado da pandemia foi justamente um projeto social federal, o auxílio emergencial 

A aplicação desses recursos públicos, no caso do Renda Brasil, Carteira Verde e Amarela e Casa Verde e Amarela deverão gerar uma maior circulação financeira em todo o território nacional, por isso o mercado de investimentos e aplicações vêm esperando seu lançamento. Há uma expectativa de que, por meio dos projetos, o país retome sua economia. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.