B3 reage negativamente à suspensão do texto do Renda Brasil

Mercado financeiro tem reação negativa após suspensão temporária do Renda Brasil. Nessa semana, os representantes do governo federal deveriam se reunir para apresentar o novo projeto social que irá substituir o Bolsa Família. No entanto, mediante a discordância de valores, o presidente Jair Bolsonaro pediu o adiamento da proposta fazendo com que a bolsa de valores fechasse em baixa, nesta quarta-feira (26). A B3 caiu 1,46%, a 100.627 pontos. 

publicidade
B3 reage negativamente à suspensão do texto do Renda Brasil (Imagem: Google)
B3 reage negativamente à suspensão do texto do Renda Brasil (Imagem: Google)
publicidade

Ao longo das últimas semanas, Bolsonaro vinha anunciando fortemente o lançamento do Renda Brasil. De acordo com a agenda pública, o evento deveria ter ocorrido nessa terça-feira (25), mas foi cancelado.

A decisão impactou diretamente no mercado, tendo em vista que os investidores estavam otimistas com a evolução do programa. Dessa forma, a mínima da bolsa de valores foi abaixo de 100 mil pontos, indo a 99.359 pontos. 

Já o dólar, apresentou alta. A moeda americana teve um fechamento de 1,62%, a R$ 5,6164. Um dos principais motivos para essa reação de queda deve-se ao clima de instabilidade entre o presidente e o ministro da economia.

Guedes foi o responsável pela definição do valor de R$ 247 mensais para o Renda Brasil, visto como negativo por Bolsonaro.  

Reajustes e novos prazos 

Ao longo dos próximos dias, espera-se que o mercado se mantenha nessa negativa, tendo em vista que o texto estará sendo editado. Analistas econômicos esperam que com o veredito final dado por Bolsonaro a Ibovespa volte a reagir positivamente.

Além disso, é válido ressaltar que esse cenário de quedas se deve ao fato também da crise econômica do novo coronavírus.  

Apesar do país estar começando a reiniciar suas atividades, um grande prejuízo foi registrado, resultando no aumento de demissões e índice de desempregados.

Uma das alternativas que minimizou o impactado da pandemia foi justamente um projeto social federal, o auxílio emergencial 

A aplicação desses recursos públicos, no caso do Renda Brasil, Carteira Verde e Amarela e Casa Verde e Amarela deverão gerar uma maior circulação financeira em todo o território nacional, por isso o mercado de investimentos e aplicações vêm esperando seu lançamento. Há uma expectativa de que, por meio dos projetos, o país retome sua economia. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.