Inscrição no CadÚnico para saque do BPC está garantida por mais 60 dias

Beneficiários do BPC ganham novos prazos para regularizarem seus cadastros ou fazerem suas inscrições. Na última semana, o Ministério da Cidadania publicou uma portaria informando que a data de registro, no Cadastro Único, para quem deseja receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi adiada em 60 dias. De acordo com o informe, a decisão foi motivada pela pandemia do novo coronavírus e visa ampliar o número de contemplados.   

Inscrição no CadÚnico para saque do BPC está garantida por mais 60 dias (Imagem: Google)
Inscrição no CadÚnico para saque do BPC está garantida por mais 60 dias (Imagem: Google)

Desde o começo do ano, o governo federal vem aceitando inscrições para quem deseja se beneficiar com o BPC.

O projeto é destinado para brasileiros idosos ou com alguma deficiência física, permitindo com que estes recebem pagamentos mensais com valor igual ao salário mínimo.

Inicialmente, seu calendário teria se encerrado, no entanto, decidiu-se esticar o cronograma para conter os efeitos da pandemia. 

De acordo com o texto publicado pelo Ministério da Cidadania, espera-se que mais de 244 mil brasileiros possam se enquadrar ainda na medida. Esse número é equivalente aos quatros últimos lotes do calendário original (exibido abaixo). Ao todo, são cerca de 110 mil idosos e aproximadamente 134 mil pessoas com deficiência.  

A portaria possibilita aos beneficiários que aniversariam entre setembro e dezembro fazer a inscrição no Cadastro Único com mais tranquilidade. O Ministério da Cidadania vem empreendendo outras medidas de gestão, como a inscrição no Cadastro Único por meio de telefone. É uma forma de contribuir para essa facilidade e para a tranquilidade dos beneficiários do BPC”, explicou o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, André Veras. 

É válido ressaltar ainda que, mesmo com o isolamento social, os números do INSS e do Cadúnico mostram que 93% das pessoas conseguiram realizar o cadastramento. Trata-se do maior número de aceitos desde dezembro de 2016.  

Inscrição e atualização do cadastro podem ser feitas online 

Desde o dia 29 de abril o governo permitiu que as atualizações e validações para quem é do BPC pudessem ser feitos por meio de plataformas digitais.

Para isso, basta acessar o Cadastro Único e preencher o formulário apresentado. Na sequência, os dados são enviados para a análise do INSS antes de confirmar a aceitação no programa. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile