Empréstimo FGTS: Quanto vou pagar de juros na antecipação do saque aniversário?

Empréstimo FGTS apresenta questionamentos quanto a sua taxa de juros. Ao anunciar a antecipação de três anos do saque aniversário, a Caixa Econômica informou que irá aplicar uma taxação de 0,99%. O serviço é destinado a todos os trabalhadores que fizeram a portabilidade para a modalidade e já pode ser solicitado em qualquer agência do banco. 

Empréstimo FGTS: Quanto vou na antecipação do saque aniversário?
Empréstimo FGTS: Quanto vou pagar de juros na antecipação do saque aniversário? (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

O empréstimo por meio do saque aniversário do FGTS permitirá que cada cidadão faça adiantamentos no valor mínimo de R$ 2 mil.

A ideia é que, com a pandemia do novo coronavírus, o recurso seja utilizado para conter a crise financeira e aumentar a circulação de renda em todo o território nacional. Entretanto, o juro anunciado pela Caixa vem sendo criticado. 

Por se tratar de um dinheiro que já é de titularidade do cidadão, a taxação pela antecipação tem sido vista como abusiva e injusta.

Analistas e advogados especializados nos direitos trabalhistas garantem que a cobrança é incorreta e resultará na exploração fiscal do FGTS. 

“Essa medida é absurda. A Caixa vai cobrar juros para o trabalhador sacar seu próprio dinheiro. É como se estivesse utilizando recurso do trabalhador para fazer empréstimo. É uma exploração o que a Caixa está fazendo com as pessoas que perderam seus empregos e sua fonte de renda e vão ter de pagar juros para ter acesso aos recursos que são delas”, avalia o presidente da Federação das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sérgio Takemoto. 

Como solicitar empréstimo FGTS 

Para os interessados, o serviço deve ser solicitado em uma agência da Caixa ou através dos portais eletrônicos de atendimento do FGTS, ou da instituição bancária.

Basta acessar o aplicativo Meu FGTS, por exemplo, e dar entrada no pedido de empréstimo. Estando registrado na modalidade aniversário e tendo recursos o suficiente em seu fundo de garantia, o trabalhador tem o pedido aprovado imediatamente.  

“O crédito é rápido e fácil, sem burocracia. Basta acessar o Internet Banking, simular, contratar e utilizar o recurso”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa.

É importante lembrar que a linha de crédito só poderá ser concedida ao longo do período de calamidade pública, isto é, até dezembro.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.