Brasil tem alta na criação de empregos e anima mercado de trabalho

Número de contratações volta a crescer consideravelmente em todo o território nacional. Na última semana, o governo federal informou que o Brasil registrou 131.010 vagas de emprego com carteira assinada somente durante o mês de julho. Os dados foram liberados através do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ministrado pelo Ministério da Economia.  

Brasil tem alta na criação de empregos e anima mercado de trabalho (Foto: Google)
Brasil tem alta na criação de empregos e anima mercado de trabalho (Foto: Google)

Entretanto, apesar de parecer positivo, o resultado ainda é inferior em comparação ao ano passado. 

Com a pandemia do novo coronavírus, a economia nacional viveu um período forte de crise e instabilidade, resultando em demissões de mais de 912.640 trabalhadores (por mês).

De março até o mês de maio, considerada a fase mais intensa da pandemia, foram perdidos cerca de 1.092.578 empregos, enquanto em 2019, no mesmo período, foi registrada a abertura de 461.411 vagas. 

De acordo com o balanço feito pelo ministério da economia, ao todo, avaliou-se uma regressão por quatro meses consecutivos. Entretanto, espera-se um cenário mais positivo daqui pra frente, tendo em vista a flexibilização das medidas de isolamento e a retomada dos setores.  

“Temos uma notícia extraordinária: criamos liquidamente 130 mil empregos neste mês. Isso não acontecia desde abril. Começamos o ano bem, fomos atingidos pela pandemia em março, perdemos empregos até junho, mas tivemos saldo positivo em julho”, comemorou o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante uma coletiva de imprensa.  

Setores com mais criação de empregos

Até agora, o setor que mais apresentou contratações foi o de Indústria de Transformação, liderando com um saldo positivo de 53.590 empregos com carteira assinada em julho.

Na sequência, o mercado de construção teve novos 41.986 contratos. O comércio ficou com outras 28.383 novas vagas. A Agropecuária (23.027) e os Serviços foi o único segmento com saldo negativo, tendo menos de 15.948. 

Regiões e estados  

No que diz respeito a avaliação por território, as cinco regiões brasileiras apresentaram números positivos em julho. No Sudeste, foram criados novos 34.157 (aumento de 0,18%) postos de trabalho.

No Norte a evolução foi de 0,76%, sendo 13.297 novas vagas de emprego com carteira assinada. E no Nordeste o saldo foi de 22.664 postos (+0,37%); o Sul, de 20.128 (+0,29%); e o Centro-Oeste, de 14.084 (+0,44%). 

A avaliação por cidade mostrou que, apenas o Rio de Janeiro, Sergipe e Amapá tiveram uma avaliação negativa. As contratações desses municípios foram de -6.658 vagas (-0,22%), -804 (-0,30%), e -142 (-0,21%), respectivamente. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.