Siga ESSAS regras para entrega de documentos no atendimento expresso do INSS

Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou para seus usuários algumas orientações necessárias para entrega de documentos. Nomeada de “Exigência Expressa”, a ação objetiva que os segurados do instituto entreguem a documentação faltante para a conclusão das análises de requerimentos.

Siga ESSAS regras para entrega de documentos no atendimento expresso do INSS
Siga ESSAS regras para entrega de documentos no atendimento expresso do INSS (Imagem: Reprodução Google)

Nesse sentido, para facilitar a entrega dos documentos, são disponibilizadas urnas nas agências do INSS para que o segurado deposite as cópias simples necessária. A entrega pode ser feita na unidade mais próxima de sua residência. 

A entrega dos documentos, no entanto, ainda pode ser feita de forma remota. O INSS está funcionando, desde março, por meio do aplicativo Meu INSS e pela Central 135, em razão da pandemia do novo coronavírus.  

Contudo, apesar dos atendimentos remotos, nos últimos cinco meses verificou-se a necessidade de fornecer aos beneficiários do INSS mais opções para entrega dos documentos. 

Como funciona o serviço

Primeiramente, o beneficiários deve fazer a solicitação prévia da entrega dos documentos pelo telefone 135 ou no aplicativo Meu INSS. Para isso, é necessário ter o número de protocolo da análise e o CPF do segurado. 

Para realizar a entrega, é necessário seguir o seguinte procedimento: 

  • preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”
  • inseri-lo em um envelope lacrado com a cópia do RG e as cópias simples dos documentos apontados na exigência

Ademais, é preciso que o envelope esteja identificado com nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e, caso tenha, número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.

As urnas ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou das 8h às 14h, dependendo da localidade. 

Histórico da Exigência Expressa do INSS

A nova opção de entrega de documentos no INSS começou em São Paulo, no início de julho, como um projeto-piloto.

O projeto foi um sucesso e está em expansão para outros estados. Portanto, hoje é possível encontrar as urnas em mais de mil agências de atendimento do órgão. 

Somente em São Paulo são 239 agências do INSS que possuem urnas. Na região Sul do país, são 160 urnas. No Sudeste, é possível encontrar 223 agências disponíveis. Já no Nordeste são 467. 

O novo sistema está disponíveis em algumas capitais e também em grandes centros urbanos.

Confira a seguir algumas cidades que já receberam

Aracajú (SE), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Cascavel (PR), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Mossoró (RN), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Ponta Grossa (PR) e Vitória da Conquista (BA)

Para saber a lista completa das agências com o serviço disponível e seus respectivos endereços, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!