Mercado Pago: 3 funções disponíveis no aplicativo que você ainda não conhece

PONTOS CHAVES

  • Mercado Pago permite que seus usuários façam transações via aplicativo
  • Valor do FGTS e do auxílio emergencial podem ser antecipados pela plataforma
  • App permite divisão de contas e criação de boletos

Filiada ao grupo Mercado Livre, o Mercado Pago funciona como uma espécie de carteira digital com a finalidade de facilitar as transações bancárias. Por meio da plataforma, seus usuários conseguem realizar os principais serviços de pagamento, sem que precisem sair de suas casas. No texto abaixo, apresentaremos algumas de suas principais funções. Confira! 

publicidade
Mercado Pago: 3 funções disponíveis no aplicativo que você ainda não conhece (Imagem: Google)
Mercado Pago: 3 funções disponíveis no aplicativo que você ainda não conhece (Imagem: Google)
publicidade

O primeiro passo é instalar o aplicativo do Mercado Pago em seu celular. Para poder se cadastrar, basta preencher o formulário que solicita, entre outras coisas, seus dados de identificação pessoal, meios de contato e uma senha de acesso. Feito isso, você passa a ser automaticamente um cliente e pode realizar os seguintes serviços 

Compartilhamento de gastos com demais usuários 

Essa é uma das funções mais queridinhas do aplicativo. Se você estava em uma mesa de bar ou deseja dividir a conta do restaurante com sua namorada, é possível ‘rachar’ a despesa através da plataforma, sem precisar recorrer a calculadoras ou tirar dinheiro em espécie.  

Para isso, basta se conectar no aplicativo e selecionar a opção ‘ver mais’. Depois, escolha a função ‘dividir gastos’ e informe o valor total que deverá ser repartido entre os usuários.

Na sequência, clique em adicionar e conforme a quantia. Depois de criar o gasto em sua carteira, basta informar o número do contato com quem você irá rachar a conta.  

Por último, clique em continuar, revise todas as informações e selecione ‘dividir’. Pronto, na mesma hora chegará uma notificação para o outro usuário que deverá repassar o valor para que a conta seja quitada.  

Como gerar boleto no Mercado Pago 

Atualmente, esse serviço vem sendo amplamente requisitado uma vez em que funciona como uma forma de antecipação do FGTS e do auxílio emergencial. 

Para os segurados por estes benefícios, ao receber os valores por meio da poupança digital do Caixa Tem, é possível retê-los em saque através do mercado pago.

Para isso, basta abrir o aplicativo da fintech, selecionar a função ‘cobrar’ e informar o valor que deseja gerar no boleto bancário. 

Mercado Pago: 3 funções disponíveis no aplicativo que você ainda não conhece (Imagem: Google)
Mercado Pago: 3 funções disponíveis no aplicativo que você ainda não conhece (Imagem: Google)

Depois, clique na opção ‘cobrar com link de pagamento’, seleciona ‘mais opções’ e escolha a aba ‘copiar’ para ter acesso ao código do boleto.

Feito isso, basta enviar o link da cobrança para o navegador, gerar o documento e assim abrir o app do Caixa Tem para fazer a leitura do mesmo.  

Lembre-se de, no boleto, informar a titularidade, conta bancária onde o valor deverá ser depositado e meios de contato. Quando o documento for quitado, a quantia será automaticamente transferida para a conta do Mercado Pago e o usuário poderá saca-la em qualquer caixa 24h.  

Saldo para compras no mercado livre  

Outra função também muito requisitada é a utilização do saldo para as compras no mercado livre. Dessa forma, o usuário não precisa gerar um novo pagamento e pode utilizar o fundo presente em sua conta para fazer compras pela plataforma.  

Um ponto importante desse serviço é que, por fazer parte do mesmo grupo, a validação da compra é automática e agiliza mais no processo de entrega dos produtos, tendo em vista que não é preciso aguardar a aceitação de outra instituição bancária.  

Para poder fazer a compra basta abrir o app e selecionar a opção ‘comprar’. Feito isso, confirme o valor da mercadoria e selecione, em método de pagamento, a modalidade ‘saldo no mercado pago’.  

Na tela seguinte, verifique os detalhes da transição e se tudo estiver correto envie e confirme a compra. Na mesma hora chegará um e-mail informando sobre a aquisição e você poderá acompanhar o envio do produto pelo app do mercado livre.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.