IPTU 2020: Vereadores aprovam novo vencimento do imposto em Curitiba

Os vereadores de Curitiba aprovaram em 2º turno, o projeto de lei que trata da prorrogação do vencimento do IPTU 2020 para dezembro. A decisão foi tomada na sessão de ontem (18). Os vencimentos da coleta de lixo e do ISS (Imposto Sobre Serviços) também foram prorrogados.

IPTU 2020: Vereadores aprovam novo vencimento do imposto em Curitiba
IPTU 2020: Vereadores aprovam novo vencimento do imposto em Curitiba (Imagem FDR)

Prorrogação do IPTU 2020, taxa de lixo e ISS

  • As parcelas vencidas entre fevereiro e agosto: Tiveram o pagamento prorrogado até dezembro;
  • Parcelas que vencerão entre setembro e novembro: Agora vencem em dezembro.

O Projeto de Lei segue para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM). A proposta de prorrogar os prazos de pagamento dos tributos partiu do Executivo. A ideia integra o programa de retomada da economia elaborado diante da pandemia do coronavírus.

Segundo a Câmara Municipal de Curitiba, o PL foi aceito por todos os parlamentares com 34 votos a favor. As prorrogações não vão gerar multas nem correção monetária.

Os boletos serão trocados automaticamente, mas quem preferir pode gerar a segunda via do tributo por meio do site da prefeitura de Curitiba.

Para isso, será preciso informar número de indicação fiscal e o CPF do titular. As duas informações são encontradas nos boletos antigos do IPTU 2020, ou na escritura da propriedade.

Caso surjam dúvidas, os atendimentos estão sendo feitos no próprio site por meio de um chat virtual, no telefone 156 ou no aplicativo Curitiba App.

Bandeira amarela

Nesta semana, a bandeira amarela passou a vigorar em Curitiba após decreto da prefeitura. Ao chegar neste nível, as atividades comerciais e serviços que estavam impedidos de funcionar, foram autorizados a reabrir na terça-feira (18).

Os horários, dias de funcionamento de shoppings, supermercados e comércios de rua também sofreram alterações com o decreto.

O decreto determina que todos os estabelecimentos precisam seguir as normas de distanciamento e higiene para evitar contágios pelo coronavírus.

Coronavírus em Curitiba

Até a última segunda-feira, 17, a capital do Paraná registrava 24.166 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o último boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). O boletim também informa que 823 pessoas morreram na cidade em decorrência da doença.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.