IPTU 2020 em Curitiba ganha nova data de vencimento após votação de vereadores

Nesta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeiro turno, dois projetos que haviam sido encaminhados para à Casa através do prefeito Rafael Greca. Esses projetos têm como objetivo prorrogar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbano (IPTU 2020), do Imposto Sobre Serviços (ISS), e da taxa de coleta de lixo.

IPTU 2020 em Curitiba ganha nova data de vencimento após votação de vereadores
IPTU 2020 em Curitiba ganha nova data de vencimento após votação de vereadores (Foto:Google)

Além disso, na sessão foi adiado pelo período de até 90 dias as prestações atrasadas de mutuários com a Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Na primeira proposta, o pagamento das parcelas do IPTU e ISS Fixo de 2020 são relativos aos meses de abril e prorrogado até dezembro, sem que aconteça incidência de encargos e atualização monetária. 

Os pagamentos voltando, continuarão valendo os mesmos dias de vencimento entre os dias 10 a 15 dos meses prorrogados, sendo assim uma parcela que iria vencer no dia 11 vai vencer neste mesmo dia, mas em dezembro. 

Agora, resta que o prefeito da capital do Paraná acate o pedido dos vereados e sancione o projeto de prorrogação do imposto.

Sobre o IPTU

O IPTU é cobrado pela prefeitura e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

O que for arrecadado com o pagamento é investido nas áreas públicas da cidade. O valor do tributo varia de acordo com o código tributário da cidade e o valor venal do imóvel.

O imposto pode ser pago à vista ou parcelado ao longo do ano. Sendo que os contribuintes são obrigados a realizar o pagamento do IPTU, pois se ficar em dívida terão o acréscimo de multa e de juros, pelo período de inadimplência. 

O contribuinte não conseguirá realizar a negociação do imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns imóveis chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!