Moradores do Rio de Janeiro contarão com novo serviço do INSS. Nessa semana, a administração estadual do órgão informou que 52 de suas agências ficarão abertas para receber as documentações de seus beneficiários. O atendimento funcionará no esquema de drive thru e tem como finalidade adiantar a fila de benefícios travada desde novembro do ano passado.
Mediante a pandemia do novo coronavírus, o INSS precisou fechar suas portas para evitar os riscos de contaminação da doença. No entanto, a partir dessa segunda-feira (17), voltou a operar presencialmente para receber os documentos de seus segurados.
O novo atendimento não conta com a presença dos servidores e solicita que os cidadãos se desloquem apenas para depositar seus registros legais em uma urna.
Como funciona as agências drive thru do INSS
As urnas ficaram disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h até às 13h ou das 8h até às 14h, a depender do local. É importante ressaltar que para pedidos de antecipação do auxílio doença o serviço não será contemplado e deve ser feito apenas pelo Meu INSS.
Depois de realizarem seus agendamentos através do Meu INSS, o segurado deverá preencher o formulário de “autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações” presente no portal.
Na sequência, basta colocá-lo em um envelope junto com os documentos solicitados e uma cópia do RG.
Os envelopes precisam ser identificados com o nome completo, telefone, e-mail e número do protocolo de agendamento. Feito isso, é só depositar no portal.
Cuidados com a documentação
No que diz respeito ao modelo entregue nas agências, é preciso ficar atento, pois não serão aceitos documentos originais. Além disso, o INSS também não está exigindo a autenticação em cartório. Basta entregar uma cópia legível e sem rasura.
Capital do RJ contará com seis agências
Em todo o estado, 52 agências funcionarão no drive thru. Já na capital, o atendimento ocorrerá nas seguintes regiões:
- Barra da Tijuca
- Copacabana
- Maracanã
- Ciad
- Engenheiro Trindade
- Avenida Brasil
Atendimento remoto
Para aqueles que ainda precisam recorrer as plataformas digitais, o atendimento remoto do INSS está ocorrendo por meio do Meu INSS e pela central 135.
Nos canais é possível solicitar a aceitação de um novo benefício, pedir a antecipação do auxílio doença, enviar documentos, acompanhar protocolos, entre outras coisas.