A Aeronáutica abriu 289 vagas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos. Nesta seletiva o ingresso acontece no segundo semestre do ano de 2021.
Os candidatos deve ter concluído o ensino médio, não ter menos de 17 anos nem completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS 2/2021.
As vagas contemplam especialidades em:
- Comunicações (BCO);
- Foto-Inteligência (BFT);
- Guarda e Segurança (SGS);
- Eletricidade e Instrumentos (BEI);
- Estrutura e Pintura (BEP);
- Meteorologia (BMT);
- Suprimento (BSP);
- Informações Aeronáuticas (SAI);
- Bombeiro (SOB);
- Cartografia (SCF);
- Desenho (SDE);
- Eletromecânica (SEM);
- Metalurgia (SML);
- Controle de Tráfego Aéreo (BCT).
Os interessados devem realizar suas inscrições para o processo seletivo até 26 de agosto no site https://ingresso.eear.aer.mil.br/. A taxa para a realização da prova é no valor de R$ 60.
Estrutura do concurso da Aeronáutica
O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar, para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas conforme Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014 e Validação Documental.
As provas devem acontecer em 22 de novembro, aplicadas nas seguintes cidades:
- Belém/PA;
- Recife/PE;
- Natal/RN;
- Rio de Janeiro/RJ;
- Belo Horizonte/MG;
- São Paulo/SP;
- São José dos Campos/SP;
- Campo Grande/MS;
- Canoas/RS;
- Santa Maria/RS;
- Curitiba/PR;
- Brasília/DF;
- Manaus/AM;
- Porto Velho/RO;
- Boa Vista/RR.
As outras etapas do processo são: inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica, de 26 de janeiro a 19 de fevereiro; e avaliação do condicionamento físico, de 12 a 16 de abril.
Os aprovados nas etapas devem se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 27 de junho de 2021, para realizar a sua Concentração Final.
Depois de finalizar o curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), que estão localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.