Leonardo Rolim, o presidente do INSS, confirmou em uma audiência com a Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores da Previdência Social), que a volta dos atendimentos presenciais nas agências do instituto foi adiado novamente.
A nova previsão do retorno dos atendimentos presenciais tem duas datas possíveis: 31 de agosto ou 8 de setembro. Esta é a sexta vez que o INSS altera a data da volta dos atendimentos.
Cristiano Machado, o diretor da Fenasps, afirmou em uma live realizada logo depois da reunião que os servidores são contra a retomada dos atendimentos presenciais no dia 24, última data a ser comunicada pelo Instituto.
“Na abertura da audiência, o presidente do INSS afirmou que há previsão de possível reabertura das agências para o dia 31 de agosto ou 8 de setembro. Nós ressaltamos que no Brasil a pandemia está totalmente fora de controle, nós atingimos a marca de 100 mil mortos, e nesse cenário em que o governo não possui qualquer política de combate à pandemia, reabrir as agências continua sendo totalmente arriscado. Sabemos da situação que vai ser nas agências de aglomerações”, explicou Cristiano.
O diretor ressaltou que a categoria está realizando trabalho remoto desde março quando as agências foram fechadas e que por este motivo, não existe a necessidade da volta neste momento.
A diretora da Fenasps, Thaize Antunes que também estava na audiência, afirmou que não existe um protocolo de retorno seguro em meio ao coronavírus.
“Os servidores do INSS estão em teletrabalho, com estruturas precárias, sem nenhum aporte ou ajuda da autarquia, mas estão trabalhando e com mais produtividade do que nunca”, disse.
Como agendar atendimentos no INSS
Para agendar seu atendimento é preciso entrar no site ou aplicativo Meu INSS ou também pelo atendimento por telefone no número 135.
Os atendimentos remotos continuarão a ser realizados, porém alguns procedimentos, como a perícia médica, exigem um atendimento presencial.
Como acessar o Meu INSS?
O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.
É possível também ligar para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).