O concurso PM Paraná reabriu as inscrições para o processo seletivo que conta com 2.400 vagas para soldado policial militar e soldado bombeiro militares. As inscrições iniciaram no dia 4 de agosto de 2020, e irão até às 17h do dia 2 de setembro.
O concurso PM Paraná é para preencher vagas existentes para bombeiro e policial militar. A prova será aplicada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a inscrição deve ser realizada no site do Núcleo de Concurso da faculdade.
Ao se inscrever é solicitado o pagamento de uma taxa de matrícula que custa R$ 100,00. É importante esclarecer que a inscrição no concurso PM Paraná só é validada após a confirmação do pagamento desse valor, podendo ser efetuado até o dia 4 de setembro. A isenção dessa taxa pode ser solicitada até hoje (14/08).
O exame de conhecimentos ainda não tem uma data prevista para a sua aplicação, já que o dia previsto foi adiado e até agora nada foi divulgado. A prova sofreu alterações nos no conteúdo programático.
O certame dispõe de duas mil vagas para soldados da policia militar que irão atuar nas cidades:
- Cascavel;
- Curitiba;
- Londrina;
- Maringá;
- Ponta Grossa.
Já os interessados em uma vaga para soldado bombeiro militar terá a chance de concorrer a 400 oportunidades que irão atuar nas cidades:
- Cascavel;
- Curitiba;
- Londrina.
Requisitos concurso PM Paraná
Para concorrer a uma vaga é necessário atender alguns requisitos solicitados pela Polícia Militar do Paraná. Veja abaixo quais são os critérios:
- Ter, no mínimo, o ensino médio completo.
- Idade máxima de 30 anos de idade (até a data do primeiro dia de inscrição).
Atribuições do concurso PM Paraná
- Soldado policial militar: realizar policiamento e missões para à preservação da ordem pública;
- Soldado bombeiro militar: prevenir e combater incêndios, realizar ações de busca e salvamento de pessoas e ações relacionadas com a defesa civil.
Prova do concurso PM Paraná
O exame é composto por duas etapas:
- Prova de conhecimentos;
- Provas de habilidades específicas.
A prova de conhecimento possui uma produção de texto discursiva (redação) e 60 questões das seguintes áreas:
- Língua portuguesa;
- Raciocínio matemático;
- Geografia;
- História;
- Informática;
- Legislação.
A prova de habilidade específica são testes de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social.