Trabalhador poderá contar com novos recursos do FGTS. Na última semana, a Caixa Econômica Federal informou que estará fazendo os depósitos do valor da distribuição de lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de 2019. Em média, mais de 167 milhões de contas deverão ser contempladas com pagamentos de aproximadamente R$ 45.
O pagamento dos rendimentos de lucro do FGTS é feito para todas as contas que tiveram uma rentabilidade positiva ao longo dos últimos 12 meses. Para poder determinar o cálculo, a Caixa faz uma distribuição do lucro total obtido (no ano passado foi de R$ 7,5 bilhões) e divide entre os segurados.
De acordo com os números levantados, esse ano será possível ter acesso a até 66% dos investimentos totais do FGTS. Isso significa dizer que, sua rentabilidade, em 2019, ficou em aproximadamente 4,9% líquidos, já que o fundo não tem deduções do IRPF.
“O rendimento das contas do FGTS é superior a várias aplicações disponíveis no mercado e garantiu ganhos acima da inflação para o trabalhador”, afirmou Pedro Guimarães, presidente da Caixa.
Processo de envio do lucro pelo FGTS
Ainda segundo a Caixa, o pagamento deverá ser feito totalmente até o dia 31 de agosto deste ano. Para quem desejar consultar se será contemplado com o valor, basta acessar o aplicativo do FGTS e verificar a presença de novos depósitos.
O valor deverá ser enviado diretamente para a conta do segurado que poderá saca-lo em qualquer agência da Caixa ou transferi-lo para outra conta bancária de sua titularidade.
No entanto, é válido relembrar ainda que a quantia deve ser unificada com o saldo total do FGTS do cidadão, devendo ser retirada apenas em caso de demissão, saque aniversário, aposentadoria, entre outros.
É importante lembrar que, diferentemente do saque emergencial, essa modalidade não passará pela poupança digital do Caixa Tem.
Para maiores informações, basta acessar os portais eletrônicos da Caixa ou conferir sua carteira de trabalhado digital. Para ter acesso, basta informar o número do seu CPF e data de nascimento.