Principais pontos turísticos do RJ darão descontos no retorno das atividades

Depois de meses em isolamento social, cinco dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro reabrem no próximo dia 15. Será possível voltar a visitar o Trenzinho do Corcovado, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Centro de Visitantes Paineiras, o AquaRio e a roda-gigante Rio Star.

Principais pontos turísticos do RJ darão descontos no retorno das atividades
Principais pontos turísticos do RJ darão descontos no retorno das atividades (Foto: Pixabay)

Os pontos turísticos voltam a operar com uma série de medidas de proteção para evitar o contágio do coronavírus. Foram inclusos ainda protocolos adotados em países como Itália e Espanha.

A visita de estrangeiros deve demorar ainda para voltar a acontecer, já que o setor aéreo ainda sofre as consequências da pandemia. Desta forma, a cidade quer atrair os próprios cariocas, os fluminenses e os moradores de outros estados do país.

Para incentivar a presença dos cariocas, serão concedidos descontos especiais que serão detalhados em uma coletiva de imprensa que realizada ainda hoje (12) no Pão de Açúcar. As empresas que cuidam dos pontos turísticos já anunciaram as novidades e cuidados que serão empregados.

Algumas cuidados são básicos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, a medição da temperatura dos visitantes logo na chegada, sinalizações sobre o distanciamento mínimo de dois metros, a instalação de dispensers de álcool 70% e o incentivo para que os visitantes comprem seus ingressos pela internet.

Também serão tomados cuidados adaptados as particularidades de cada local. Os visitantes precisam observar os dias e horários de funcionamento das atrações e também a capacidade máxima que pode frequentar.

“O município já tinha autorizada a nossa volta desde o fim do mês passado. Mas resolvemos esperar para observamos melhor como se comportariam os shoppings, por exemplo. É como se estivéssemos subindo o primeiro degrau numa longa escadaria, e faremos isso com muita responsabilidade e segurança”, disse o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, que relatou que os protocolos foram definidos juntamente entre as cinco atrações turísticas.

Horários de funcionamento dos pontos turísticos

  • Trenzinho do Corcovado

Funciona das 8h às 16h neste primeiro momento e com 50% da capacidade na subida e descida da Floresta da Tijuca

  • Vans da concessionária Paineiras Corcovado

Vão circular com um terço da lotação e janelas abertas. Elas seguem partindo do Largo do Machado, da Barra da Tijuca e da Praça do Lido, em Copacabana. O espaço ficará aberto das 8h às 16h, com exceção das terças-feiras.

  • Pão de Açúcar

Funcionará de quinta a segunda, das 10h às 19h com um terço da capacidade

  • Rio Star

A maior roda-gigante da América Latina abrirá das 10h às 18h, com exceção das quartas e com limite de quatro pessoas por gôndola, em vez das oito permitidas originalmente.

  • Acqua Rio

O AquaRio abrirá no mesmo horário da Rio Star, às 10h, mas fechará um pouco mais cedo, às 17h, com a última entrada no circuito entre os tanques às 16h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.